Quando você traça uma estratégia de marketing para seu negócio online, investir em SEO para E-commerce é um dos fundamentos para aparecer no topo do Google e aumentar a visibilidade de seu site.
É um processo que exige tempo e dedicação, mas que a médio e longo prazo traz excelentes resultados, como aparecer no topo do Google. Mas como e porquê o SEO atrai mais pessoas para meu negócio?
O que é SEO?
Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para otimização que visa gerar tráfego orgânico para seu site e, consequentemente, atrair mais clientes. Essas técnicas tem como objetivo alcançar os melhores rankings em buscadores para trazer maior visibilidade ao seu blog, loja ou site, ou seja, para que quando um usuário realizar uma busca sobre algum termo, produto ou conteúdo no Google, seu site seja o primeiro nos resultados.
Estar nos primeiros resultados de busca do Google significa aumentar exponencialmente as chances de fazer negócios, segundo uma pesquisa, 90% dos usuários clicam apenas nos resultados da primeira página do Google. Para chegar nesse resultado, é preciso antes entender como funcionam os mecanismos de busca, principalmente o Google, que é o mais usado no mundo.
Para entender o conceito, também é importante saber diferenciar os anúncios pagos dos resultados orgânicos. Se pesquisarmos por “marketing digital” no Google, encontraremos uma série de mídia paga – que são os anúncios -, que aparecem antes dos resultados orgânicos, que são aqueles em que não há investimento financeiro, apenas de SEO. Confira:
Entendendo o Google
Para organizar todas as informações disponíveis na Web, o Google utiliza sistemas de classificação, para fornecer resultados mais úteis e relevantes. É como se ele arquitetasse uma grande biblioteca virtual, com a ajuda de uma série de algoritmos. Dessa forma, são analisados vários fatores, como palavras da consulta, relevância e usabilidade das páginas, conhecimento das fontes, bem como seu local e configurações.
Ou seja, a maior parte dos critérios é baseado na experiência do usuário ao entrar em sua página. Levando isso em consideração, ele diz o que é positivo e o que é negativo, determinando um ranking em que aqueles que oferecem a melhor experiência, aparecem primeiro.
Como aparecer no topo do Google?
Conteúdo
O primeiro passo para oferecer uma boa experiência, é ter conteúdo relevante e de qualidade. Quando você montar uma estratégia de SEO, sempre priorize o conteúdo que você irá oferecer para seu usuário. Não meça esforços para proporcionar assuntos que atendam às necessidades do seu público. Se você possuir um e-commerce, é imprescindível que a descrição dos produtos seja a mais completa possível. Forneça todas as informações sobre ele, como altura, peso, material e tudo que o cliente precisa saber na hora da compra.
Se o seu objetivo é atrair mais pessoas para seu blog ou que encontrem sua marca, ofereça conteúdo aprofundado, que responda todas as dúvidas que o usuário tem. Convença ele a ficar o máximo de tempo em seu site, a ler todo conteúdo que você produziu.
Estrutura do site
O primeiro passo deste tópico é possuir um site responsivo ou mobile. Segundo o Panorama do Comércio Móvel no Brasil, 85% dos consumidores com smartphone já realizaram compras por ele. Se o seu site não se adapta à tela de um celular, são altas as chances do usuário abandonar a página. Outro fator importante é a facilidade de navegação do site: se ele é intuitivo, se entrega os resultados de busca, não é um site pesado, com imagens que demoram pra carregar – você pode comprimi-las com ferramentas gratuitas -, se essa imagem está nomeada corretamente – com algum termo que resuma o conteúdo dela – se o design é bonito e funcional, enfim, se o site é bom para que o usuário permaneça nele e tenha uma boa experiência.
A URL deve ser amigável, ou seja, conter as palavras-chave do conteúdo, e não uma série de números e códigos indecifráveis. Por exemplo:
www.exemplo.com.br/undkan-eund/aushd-2384784-asudh-23748
Transformando-a em uma URL amigável, poderíamos ter:
www.exemplo.com.br/catalogo-de-produtos
Estrutura do conteúdo
Assim como um site bem estruturado gera maior relevância no Google, ter um conteúdo com uma boa estrutura dentro das páginas também é um fator de rankeamento. Estruture o texto da página com títulos e subtítulos, siga a ordem de cabeçalho, texto e rodapé. Use H1 e H2 em seu texto, utilize uma tag title, fontes de destaque etc. Esses são fatores essenciais para que o Google leia e classifique o conteúdo da sua página como relevante.
Mas o que é H1 e Tag Title? Qual a relevância disso para o meu texto?
Organizar seu texto nessa estrutura ajuda o usuário a entender a hierarquia do conteúdo. H1 é a abreviação de Header 1, ou seja, o cabeçalho, a parte mais importante do texto. É algo ligado diretamente a programação do seu site, mas que não exige muito conhecimento da área para poder ser aplicado.
Já tag title é usar a palavra chave principal no título do seu texto, dessa forma o Google entende melhor a relevância de cada coisa dentro do seu conteúdo e o classifica de acordo. Tanto a tag title, quanto H1, são denominadas Tags de Impacto, ou seja, utilizar palavras chave de impacto e bem hierarquizadas em seu texto, para aumentar sua relevância.
Na prática, isso significa que seu texto deve deixar as palavras chave em destaque, conter título e subtítulos, como esse texto aqui, que tem todas as palavras-chave em negrito e conteúdo estruturado por subtítulos. Essa regra também vale para quem possui um e-commerce. O título do anúncio deve estar sempre em destaque, assim como as características do produto, já mencionadas no início desse texto.
Dica extra: Se você usa a VTEX como plataforma, leia também nosso guia de como fazer SEO para VTEX IO que está cheio de dicas e com etapas detalhadas de como otimizar a plataforma.
Outras técnicas de SEO para e-commerce:
Backlinks
Fazer linkagens de outros sites e conteúdos dentro do seu texto aumenta a relevância e gera autoridade para o Google. Quando mencionar informações, forneça o link para o site de onde está a fonte daquele dado, notícia ou conteúdo.
Quando um site menciona o outro em forma de link, o Google atribui mais confiabilidade tanto ao site que foi mencionado, quanto ao site que está mencionando. Isso acontece porque dentre os fatores para ranqueamento do Google, está a métrica de autoridade de domínio. Que avalia o alcance, confiabilidade e relevância que a página possui. Portanto, quanto maior a relevância do link que você atribui em seu texto, mais autoridade o Google atribui ao seu site.
Entretanto, não basta fazer qualquer linkagem, devem ser de fato sobre o conteúdo que você está tratando em seu texto.
Tempo e dedicação
Diferente dos anúncios de Google Ads, os resultados ao trabalhar com as técnicas de SEO não aparecem de imediato. Todo o processo de construção de um projeto leva tempo e exige muita dedicação. Em média, os resultados começam a aparecer em seis meses. Além disso, o Google também leva em consideração o tempo que sua página está no ar, portanto deixe o mais rápido possível suas páginas no ar e trabalhe SEO como prioridade em seu projeto.
Se você quer saber mais sobre essas técnicas e como aplicá-las, entre em contato conosco e solicite um orçamento!