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Por que o teste A/B é importante para o meu E-commerce?

Ao implementar o Marketing Digital no seu e-commerce, as possibilidades de medir os resultados de suas estratégias crescem de forma considerável, e isso é importante para que você entenda o que funciona e o que não funciona, encontrando os pontos de melhoria.

Uma das ações mais eficientes para aprimorar as estratégias de marketing e focar nos objetivos é realizar o teste A/B. Por intermédio desse processo, é possível fazer dois testes alterando apenas uma variável e avaliar qual deles gerou os melhores resultados.

Existem inúmeros fatores que influenciam no processo de decisão de compra de um cliente, como preço, prazo de entrega, qualidade do produto, condições de pagamentos, entre outros.

O teste A/B, é um processo que demanda pesquisa, avaliação e otimização da performance da sua loja virtual e pode revelar quais são os ajustes que o seu site precisa para aumentar as chances de conversão e aproximar o seu público alvo.

Por meio dele é utilizado uma base de clientes para testar qual tipo de estratégia, como e-mail marketing ou landing page, por exemplo, obteve um desempenho melhor aos consumidores.

Neste artigo, vamos explicar de forma detalhada a importância dessa técnica e como ela pode ajudar no sucesso do seu e-commerce. Vamos lá?

O que é teste A/B?

Todo tipo de teste existe para que sejam eliminadas as suposições, permitindo que você tome decisões fundamentadas em números, diminuindo as chances de falhas.

O teste A/B consiste na realização de comparações entre variáveis de marketing, em duas ou mais versões de um mesmo elemento com a finalidade de definir qual deles gera as melhores respostas no e-commerce.

Por exemplo, você pode testar duas ou mais versões de uma mesma página, para determinar qual gera a maior taxa de conversão.

É importante destacar que o teste A/B é diferente dos testes multivariados, pois os multivariáveis testam mais de uma variável de uma única vez, enquanto o teste A/B testa apenas uma variável, ou seja, duas variações de cada vez, escolhendo a melhor entre as duas.

Esse teste também é válido para as campanhas de lojas virtuais de modo a entender qual das ações gerou mais engajamento com o público ou descobrir qual a melhor linguagem para se comunicar com os clientes.

Sendo assim, o teste A/B é uma das estratégias de marketing mais usadas para testar o impacto dos pequenos ajustes, como layout do site, botões de compra, estrutura da página, entre outros.

Por meio dele, você pode verificar qual é o experimento ideal para o seu e-commerce, aumentando assim, as possibilidades de compras, gerando mais receita.

Qual a importância do teste A/B para o e-commerce?

Estudar o desempenho do seu e-commerce é fundamental para a criação de novas estratégias de venda e aumento do faturamento.

O teste A/B serve para entender melhor as ações que são feitas na sua loja virtual e a partir dele é possível avançar para os próximos níveis, ou seja, você constrói a estrutura do seu comércio eletrônico e com os resultados do teste descobre o que funciona ou não.

Em um cenário onde há muitos concorrentes e diversas lojas disputando espaço no digital, é fundamental investir em recursos para se destacar e conquistar mais clientes para o seu e-commerce.

Além da logística, plataforma, ERP, gateway e demais ferramentas que compõem a tecnologia da sua loja, outros mecanismos são importantes para melhorar a experiência do consumidor.

Com os resultados obtidos em um teste A/B, você economiza gastos e pode aplicar campanhas mais efetivas, o que permite também, que o e-commerce se mantenha atualizado para as necessidades dos consumidores.

Por que devo realizar o teste A/B no meu e-commerce?

O teste A/B auxilia o seu e-commerce a entender o comportamento e as preferências do seu público. Ainda que você já possua uma persona definida, nem sempre é fácil atingir os resultados esperados.

Por essa razão, o teste A/B é o responsável pelas mudanças de alguns aspectos da sua loja virtual, evitando que essas ações sejam tomadas apenas por percepções ou opiniões dos colaboradores, trazendo dados reais do que tem êxito ou não.

As principais vantagens de realizar testes A/B são:

  • Aumento de fidelização dos consumidores;
  • Crescimento do e-commerce e da receita;
  • Diminuição da taxa de rejeição e abandono de carrinho.
  • Entendimento dos hábitos e necessidades do seu público;
  • Melhorias nas taxas de cliques e conversões;
  • Otimização dos gastos com publicidade;
  • Possibilidade de verificação das ações do seu negócio.

Quando e como fazer o teste A/B?

O principal objetivo do teste A/B é ampliar o número de cliques ou otimizar as conversões no seu e-commerce.

Se você pretende aplicar mudanças no seu site de vendas, alterar layout ou informações, é fundamental que realize o teste A/B para auxiliar nesse processo.

Você também pode contar com ele quando as conversões diminuírem ou quando quiser migrar de plataforma de e-commerce.

Para realizar um teste de A/B é importante que a loja virtual esteja ativa e com tráfego suficiente para ser feita a coleta de dados. A primeira etapa dessa estratégia é a definição do canal do teste, que pode ser o e-mail, página de vendas, ou anúncio, por exemplo.

Depois de determinar o canal, é preciso elaborar uma hipótese e formular as variações a serem testadas. A partir disso, configure os elementos na ferramenta de teste e defina o tempo em que serão coletadas as interações.

Após o prazo, analise os resultados obtidos e não deixe de implementar a variável que obter melhor performance.

Para exemplificar, vamos supor que você deseja mudar a cor de um botão no seu e-commerce. Utilize o teste A/B para investigar qual a cor que os visitantes mais interagiram. Assim, você saberá qual deles forneceu melhores resultados.

Dicas de como fazer o teste A/B

Para te auxiliar, deixamos algumas dicas que podem facilitar no momento de fazer o teste A/B. Seguidos esses passos, você evitará erros e aumentará as chances de realizar uma ação satisfatória. Confira:

Faça a coleta de dados

As informações reais sobre o seu negócio e seus clientes são primordiais para aplicar um teste que gere resultados. Além disso, esses dados são fundamentais para uma visão mais detalhada do que precisa ser melhorado no seu e-commerce.

É importante observar se existem páginas com pouca conversão no seu site, abandono de carrinho e outras métricas essenciais para a formação de uma análise mais completa.

Invista em ferramentas especializadas

Normalmente, os testes A/B são feitos por meio de ferramentas especializadas ou com softwares de automação de marketing que dispõe desta funcionalidade.

Alguns exemplos dessas ferramentas para testes são o Google Analytics, Optimizely e o Unbounce.

O único formato de teste A/B que pode ser realizado sem o auxílio de ferramentas especializadas é o de e-mail. Para esse tipo, uma ferramenta de e-mail já é suficiente. No entanto, o processo não será automatizado, podendo gerar erros.

Estipule um prazo para a finalização do teste

O prazo para que o seu teste A/B circule é fundamental para coletar as informações de forma suficiente para uma avaliação mais precisa dos resultados. Por isso, é importante considerar os períodos de sazonalidade e a dimensão da amostra.

Estabelecer um tempo é indicado para que o teste rode e registre as conversões e visitantes nos elementos experimentais. O ideal é deixá-lo em circulação por, pelo menos, uma semana.

Teste uma variável por vez

Se você aplicar o teste com diferentes amostras, poderá afetar os resultados, impedindo uma análise precisa daquilo que deve, de fato, ser melhorado no seu e-commerce.

Somente testando uma variável por vez, será possível medir de forma precisa o seu impacto.

Meça diferentes indicadores

Durante um teste A/B é ideal definir objetivos primários e secundários. Desta forma, você será capaz de medir cada um deles, enriquecendo os resultados e ampliando as decisões certeiras.

Alguns exemplos de indicadores dispõem de taxa de conversão, de cliques, ticket médio, entre outros que são importantes para o e-commerce.

Tenha em mente que é imprescindível finalizar o teste A/B

Da mesma forma que é importante definir um prazo para a coleta de dados, também é necessário saber a hora de finalizá-lo.

Se um teste demora muito a ser finalizado, é provável que ele não tenha o impacto no indicador medido. Por essa razão, é recomendado encerrar o experimento e validar outra alteração.

Como devo medir os resultados?

Agora que você já aprendeu sobre a importância do teste A/B e como aplicá-lo no seu e-commerce, é a hora de falarmos um pouco sobre a mensuração dos resultados. Vem com a gente!

Tenha o tempo como seu aliado

A partir do momento em que você iniciar os testes A/B não fique tentando monitorar os resultados a todo o momento, isso não ajudará em nada.

A conclusão dos testes podem levar horas ou dias para aparecerem e, por essa razão, é fundamental que você seja paciente para esperar por ela.

Os e-mails costumam demonstrar um resultado mais rápido, no entanto, as landing pages podem levar períodos mais longos, especialmente se a sua página estiver com um volume baixo de tráfego.

Caso os resultados não sejam satisfatórios, é o momento de abandonar esse teste e partir para o próximo.

Use apenas uma métrica para escolher o melhor resultado

Após esperar o tempo necessário para colher os resultados do seu teste, avaliar se ele foi bem sucedido é uma tarefa mais fácil, já que uma métrica de sucesso foi estabelecida.

Por exemplo, caso você tenha escolhido testar a cor de um botão, a métrica de sucesso será a quantidade de cliques que esse botão obteve.

Portanto, ao concluir o teste, identifique qual das suas variações gerou maiores resultados de acordo com a sua métrica. Esta será a ganhadora.

A maioria das ferramentas especializadas para o teste, consegue identificar sozinha quem gerou o melhor resultado.

Realize novos testes sempre que for necessário

Os testes A/B são responsáveis pela otimização das taxas de conversão das suas landing pages, e-mails e CTAs. Além disso, é por intermédio deles que você e seu negócio aprendem cada vez mais sobre o comportamento de suas personas.

Por esse motivo, um teste A/B não acaba quando termina, isto é, para gerar ainda mais resultados, você deve tomar mais decisões com base nas conclusões dos testes anteriores, melhorando os pontos necessários.

Repetir um mesmo tipo de teste pode ser fundamental para descobrir novas informações e economizar tempo, já que a estrutura básica do teste já estará pronta. Com isso, você diminuirá as falhas de suas estratégias de marketing.

Este conteúdo foi útil para você? Ainda tem alguma dúvida? Caso tenha, não exite em nos chamar, será um prazer esclarecê-las.

Formada em Marketing e apaixonada por comunicação. Atuo na Wave Commerce como Analista de Marketing & Produtora de Conteúdo Web para E-mail Marketing, Blog e Materiais Ricos

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