E-commerce

Conversational Commerce: o que é e como utilizar essa estratégia para impulsionar as vendas na Black Friday

Não é de hoje que o consumidor brasileiro passou a trilhar um caminho mais digital para a realização de compras.

A recente crise iniciada em 2020 acelerou ainda mais este processo. De acordo com um levantamento realizado pela Mastercard, o e-commerce brasileiro cresceu 75% durante a quarentena, a qual obrigou as lojas físicas a baixarem suas portas.

Mesmo com a baixa dos casos de C19, o crescimento das vendas digitais não sofreu impactos. De acordo com o site Exame, a crise acelerou o faturamento das empresas online nos anos subsequentes à crise.

Para se ter uma ideia, em junho de 2021 o crescimento das vendas no digital já estava em 21,2%, percentual mais alto que no mesmo período em 2020.

Considerando essas transformações, é fundamental enxergarmos as vendas da Black Friday de 2022 sob uma nova perspectiva e, consequentemente, apostar em estratégias que levem ao sucesso do e-commerce nesta data.

Para isso, investir no Conversational Commerce é um dos meios para que as vendas sejam impulsionadas, evitando abandono de carrinhos e perda de potenciais clientes.

Quer saber mais como utilizar o Conversational Commerce durante a sua Black Friday? Acompanhe este conteúdo e não perca nenhum detalhe!

O que é Conversational Commerce?

O Conversational Commerce trata-se de um termo criado por Chris Messina, ex-funcionário do Google, no ano de 2015. A expressão diz respeito à forma como os consumidores utilizam chats e aplicativos de mensagem para se conectarem com as marcas.

Durante a crise, o aumento da digitalização dos negócios fez com que a ideia do conversational e commerce fosse mais atraente aos gestores dos canais de vendas onlines.

Os chatbots para a realização de compras no site ou pelo WhatsApp passaram a ser uma realidade cada vez mais comum em grande parte dos e-commerces brasileiros.

Em outras palavras, a tendência dos consumidores de não somente comprar, mas também tirar dúvidas com as empresas pelos chats, Instagram, Facebook e WhatsApp cresceram absurdamente.

O próprio Facebook, nos mostra um crescimento global das mensagens comerciais, por meio de um levantamento, mostrando que cerca de 89% dos clientes brasileiros enviam mensagens às empresas tirando as dúvidas sobre o produto, antes de efetuar a compra.

Os chatbots são excelentes em automatizar o atendimento, disponibilizando informações e direcionando os consumidores para equipes ou páginas específicas, fazendo com que cada vez mais pessoas fechem compras de forma mais simples.

Além disso, os usuários ainda podem conversar, solicitar suporte, ter acesso às recomendações de determinado produto e até mesmo concluir a compra por meio do Conversational Commerce.

Esta estratégia visa ajudar o consumidor na conclusão de um pedido e ainda oferece às empresas a possibilidade de dar dicas e recomendações personalizadas em tempo real, fazendo com que os clientes se sintam ainda mais conectados com a marca.

Em quais canais é possível utilizar o Conversational Commerce?

Mais do que entender o que é Conversational Commerce, é preciso saber em quais canais ele pode ser usado. Atualmente as opções são inúmeras, basta você entender qual delas faz mais sentido para a sua estratégia.

  • Chat em tempo real para site: é uma excelente opção para substituir o telefone e e-mail, tornando o atendimento ainda mais rápido. O mesmo atendente pode conversar com mais de um cliente ao mesmo tempo, fazendo com que a espera por atendimento seja reduzida. Na Black Friday é possível tirar dúvidas antes da compra e receber recomendações de produtos;
  • Chatbots: consiste em um software onde um robô é responsável pela realização de tarefas como fornecer respostas e informações, direcionando pessoas para um atendimento humano ou página específica. Durante a Black Friday, o atendimento pode ser feito com a ajuda dos bots, que são capazes de responder e auxiliar milhares de pessoas simultaneamente;
  • WhatsApp: o aplicativo permite a troca de mensagens em tempo real e é uma ótima alternativa para se preparar para Black Friday, usando um canal que permite múltiplos usuários, chatbots e outros tipos de automações;
  • Instagram: tida como a 2° rede mais utilizada pelas empresas brasileiras, segundo a Content Trends, é possível utilizá-la para vender na Black friday, automatizando o atendimento;
  • Facebook Messenger: é um canal muito utilizado para vendas, especialmente para a automação de anúncios. O uso de Conversational Commerce pode ser aplicado ao messenger que é um aplicativo especializado para negócios. Na Black Friday, você pode usar este recurso no Facebook estimulando a compra dos seus clientes por meio de uma negociação.

Quais são as vantagens do Conversational Commerce na sua Black Friday?

Vamos conhecer agora as principais vantagens de utilizar o Conversational Commerce durante a sua Black Friday. Acompanhe!

Redução de abandono de carrinho

Os consumidores abandonam os carrinhos por diversos motivos, desde os preços até os cadastros demorados.

Com o uso do chatbot, você consegue entender os motivos e ainda oferecer incentivos para que o cliente finalize a compra.

Fidelização de potenciais clientes

O Conversational Commerce é uma excelente maneira de oferecer maior suporte aos consumidores que estão considerando a possibilidade de comprar na Black Friday.

Desta forma, ao usar os canais de conversa para informar descontos e recomendação de produtos, ainda é possível garantir toda a estrutura que eles precisam, sendo mais fácil criar um relacionamento e fidelizar o cliente.

Coleta de feedback

A Black Friday não tem como propósito apenas o “vender produtos e serviços”, embora seja primordial, ela também serve para melhorar processos. Ou seja, por meio do Conversational Commerce é possível utilizar uma pesquisa de satisfação para saber como o cliente se sentiu durante a compra.

É uma ótima opção para coletar os feedbacks e investir em melhorias, de acordo com a experiência relatada pelo consumidor.

Oportunidade de upsell e cross sell

Ao utilizar os canais conversacionais, as chances de ampliação de vendas aumentam de forma considerável.

A estratégia de upsell é usada para oferecer ao cliente um produto ou serviço de valor mais alto do que a intenção de compra do consumidor. Já o cross sell, ajuda a incentivar o cliente a comprar produtos ou serviços complementares.

Tudo isso pode ser realizado na internet por meio dos canais que citamos acima.

Aproveite o melhor que o Conversational Commerce pode fazer pela sua Black Friday!

Chegou o momento de implementar o Conversational Commerce na sua estratégia e melhorar os resultados da sua Black Friday.

Lembre-se de baixar o nosso Guia Black Friday de Sucesso e comentar aqui, caso ainda existam dúvidas. Nosso time está preparado para te auxiliar para a Black Friday dos sonhos.

Formada em Marketing e apaixonada por comunicação. Atuo na Wave Commerce como Analista de Marketing & Produtora de Conteúdo Web para E-mail Marketing, Blog e Materiais Ricos

Escreva Um Comentário