Você provavelmente já deve ter se deparado com a expressão: “Busca inteligente”. Este é o termo que faz referência aos sistemas de pesquisas que utilizam a inteligência artificial (IA) como base para melhorar a experiência do usuário na hora de realizar consultas online.
Segundo um levantamento apontado pelo site Exame, em apenas um minuto de internet, 5,7 milhões de pesquisas são feitas no Google, que é o principal motor de busca, detentor de 85% do mercado global.
No entanto, a busca inteligente não precisa ser usada apenas pelo Google, mas também em plataformas de e-commerce, pois se existe uma maneira de ajudar o cliente a encontrar os produtos que deseja com mais facilidade, nenhum empreendedor vai hesitar em investir na ferramenta, não é verdade?
Sumário
Dentre os principais destaques da busca inteligente está o reconhecimento dos resultados com base nos assuntos relacionados, identificação de sinônimos ou ainda palavras com erros de digitação, ou seja, ela entrega os resultados esperados mesmo que o usuário tenha cometido erros durante a pesquisa.
Mas, por que razão apostar na busca inteligente é tão importante para o e-commerce? Acompanhe esse conteúdo para descobrir!
Como funciona a busca inteligente no e-commerce?
A busca inteligente no e-commerce, embora seja diferente das pesquisas realizadas nos mecanismos de buscas, possui alguns pontos bem semelhantes, como é o caso do tempo de permanência na loja e as taxas de conversão e retenção dos consumidores.
Estes fatores estão diretamente associados à capacidade de busca do usuário de encontrar os produtos que procura dentro do site. Uma vez que as formas de buscas são ampliadas, a experiência do usuário tende a ser mais positiva, impactando em um processo de compra mais prático.
Com a busca inteligente, é possível realizar uma leitura mais precisa da pesquisa que foi realizada, entendendo a real necessidade do consumidor e entregando resultados relevantes e personalizados.
Quando falamos de busca inteligente, pensamos em um campo de pesquisas que seja muito mais eficiente para que o cliente tenha uma boa experiência ao comprar em uma determinada loja virtual. Assim, uma boa busca inteligente deve contar com fatores como:
- Alta velocidade;
- Busca comportamental;
- Busca por cor automatizada;
- Busca por imagem;
- Busca por voz;
- Similaridade fonética.
Vamos entender um pouco mais sobre cada um desses fatores? Acompanhe o próximo tópico.
Funcionalidades da busca inteligente para o e-commerce
Por meio das funcionalidades da busca inteligente, os sistemas conseguem proporcionar uma experiência mais assertiva nas pesquisas online. Vamos entender como cada recurso funciona dentro do e-commerce:
Alta velocidade
A alta velocidade é o que difere a busca inteligente das demais. Não existe coisa pior do que realizar uma pesquisa e esperar vários minutos até que ela finalmente se complete, não é verdade?
Neste sentido, o sistema de busca inteligente entrega resultados muito mais rápidos e de forma dinâmica, mesmo quando o usuário não escreve o termo completo ou corretamente.
Os resultados aparecem a partir das informações que são digitadas em tempo real e para quem está em um processo de compra, isso é muito importante para a sua conclusão.
Busca comportamental
A análise dos dados do cliente auxiliam o e-commerce a entender o comportamento dele, ou seja, por meio desta funcionalidade é muito mais simples entregar uma experiência que envolva a personalização e as características do produto que ele precisa.
Na busca inteligente, a IA consegue mapear os passos do usuário desde os links, imagens que ele clicou, até as buscas que fez, alinhando os resultados de acordo com o que ele procura.
Cada pesquisa feita e itens visualizados são levados em consideração para que ele seja impactado por produtos relevantes, complementares e até mesmo semelhantes aos que ele deseja. Aumentando assim, o ticket médio.
Busca por cor automatizada
A busca por cor automatizada já é muito usada entre os e-commerces que trabalham com roupas, acessórios e demais itens da moda.
Na prática, ela permite que o consumidor busque produtos em cores específicas, filtrando os resultados que se encaixam na tonalidade que ele procura.
Esta funcionalidade está presente em sistemas de busca automatizada, por meio do reconhecimento de imagem por IA, ou seja, não é necessário que a equipe faça a catalogação das cores dos produtos, pois a inteligência artificial já consegue identificá-las.
Busca por imagem
Por meio da busca por imagem é possível que o usuário selecione uma imagem ou ainda tire uma foto do produto que deseja e a envie diretamente ao software de pesquisa.
Essa imagem/foto é escaneada pela inteligência artificial que exibe os resultados de acordo com o conteúdo do arquivo.
A busca por imagem facilita a pesquisa de produtos desejados, trazendo outros iguais ou semelhantes, sendo uma excelente opção para o e-commerce vender ainda mais.
Busca por voz
Outro fator determinante para uma melhor experiência na busca inteligente é o comando de voz.
Trata-se de uma ferramenta que permite que buscas sejam realizadas por intermédio da voz do consumidor, ou seja, além de ser um excelente recurso, também ajuda pessoas que possuem dificuldades visuais.
Similaridade fonética
A similaridade fonética é uma das tecnologias mais populares e presentes em outros canais como Google e YouTube.
Este tipo de sistema analisa as palavras à medida que o usuário a escreve, isto é, em tempo real. Desta forma, são sugeridos termos relacionados e até a grafia correta para que a pessoa consiga pesquisar de forma mais assertiva.
Na busca do e-commerce funciona da mesma maneira, por meio da similaridade fonética, o consumidor digita e imediatamente se depara com diversas sugestões de resultados, facilitando a pesquisa.
Quais os benefícios da busca inteligente para o e-commerce?
Vamos conhecer agora os benefícios que a busca inteligente oferece ao seu e-commerce, acompanhe!
- Aumenta a taxa de conversão: uma vez que a experiência do usuário é positiva, as chances de compras também são ampliadas, bem como a jornada do cliente que passa a ser mais breve. Com isso, a taxa de conversão aumenta, pois uma série de obstáculos que levam a desistência são eliminados;
- Influencia diretamente na decisão de compra: quanto mais tempo um cliente passa dentro do seu e-commerce, menores são as chances de ele concluir a compra. A busca inteligente garante mais velocidade na entrega dos resultados e, sendo assim, a decisão de compra ocorre de forma mais rápida;
- Personaliza a experiência de compra: por intermédio da busca inteligente, especialmente na comportamental e na busca por cor, o cliente se depara com uma experiência mais personalizada, com contato com produtos relacionados ao seus interesses e menos visualização aos que não são relevantes para ele.
Pronto para investir na busca inteligente no seu e-commerce?
Como você percebeu até aqui, a busca inteligente é uma tendência muito positiva para o e-commerce e, por esta razão, investir em seu negócio vale muito a pena. Não somente por adentrar em mais tecnologia, mas também por oferecer ao cliente uma experiência ainda mais útil.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, deixe o seu comentário que será um prazer ajudá-lo. E não se esqueça de ficar ligado nos próximos conteúdos! Até breve!