E-commerce

Análise SWOT para e-commerce

Ao planejar o crescimento do seu negócio, é preciso que, antes de tudo, se tenha uma visão da real posição da sua loja no mercado. Isso significa que, é fundamental realizar uma análise SWOT do seu e-commerce.

Em outras palavras, ao apostar nesse método de estudos muito usado pelos donos de comércio online, você terá uma interpretação mais abrangente do que ocorre dentro e fora da sua empresa.

Assim, por meio dos resultados obtidos, as tomadas de decisões serão mais assertivas e desfechos mais consistentes. Além disso, com a análise ou matriz SWOT, como também é chamada, o seu e-commerce terá objetivos mais fáceis de serem alcançados. Quer descobrir como tudo isso é possível? Continue neste artigo que iremos explicar!

O que é a análise SWOT para e-commerce?

A sigla SWOT quer dizer: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

A palavra força faz referência a tudo o que a sua loja tem de melhor, ou seja, os diferenciais competitivos. Já a fraqueza consiste nas dificuldades que o seu e-commerce apresenta. As oportunidades, como o nome sugere, dizem respeito às possibilidades que o seu nicho de atuação oferece. Por último, as ameaças são os seus concorrentes, bem como os demais fatores que podem dificultar o crescimento da sua loja.

Neste contexto, as técnicas atribuídas à análise SWOT são fundamentais para que você compreenda o que deve ser feito para o alcance de melhores resultados. Em outras palavras, o método funciona como uma espécie de termômetro que ajuda com as informações relevantes sobre o cenário do seu e-commerce.

Qual a importância da análise SWOT para e-commerce?

A análise SWOT para e-commerce possibilita que você consiga saber exatamente quais são os pontos que precisam de melhorias dentro da sua loja. Isso porque, como já mencionamos, essa ferramenta explora os 4 elementos fundamentais para um bom desenvolvimento de negócio.

Isso significa que, ao analisar os pontos positivos e negativos do seu e-commerce, você compreenderá mais facilmente quais são as oportunidades que deve aproveitar. Além disso, saberá como se defender de ameaças externas que possam surgir.

Quando é preciso realizar uma análise SWOT para e-commerce?

Não existe um momento ideal para usar a análise SWOT. No entanto, vale ressaltar que a sua utilização dependerá dos objetivos e necessidades da sua empresa. Ou seja, esse tipo de estudo é importante, por exemplo, quando a sua loja quiser lançar um novo produto.

Por meio da análise SWOT, será apresentado um mapeamento de seus principais concorrentes, a posição do seu negócio dentro do seu segmento, e os recursos e mão de obra acessíveis para esse lançamento.

Além disso, ela pode ser aplicada durante um período de fusão ou aquisição. Desta forma, serve para para ajudar as empresas a investirem seu capital de forma estratégica.

Como fazer uma análise SWOT para e-commerce?

Conforme já abordamos, a análise SWOT dispõe de 4 fatores fundamentais para o seu processo, isto é, Força, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Deste modo, vamos mostrar um exemplo de análise SWOT para e-commerce, destacando esses pontos de forma individual. Acompanhe!

Força

No quesito “Força”, é essencial pontuar todos os aspectos positivos do seu e-commerce. E, quando falamos em força, nos referimos a condições internas das quais a empresa tem total controle. Deste modo, podemos analisar os seguintes pontos:

Fraquezas

Após falarmos sobre os pontos fortes, precisamos focar nas fraquezas do seu e-commerce. Assim, da mesma forma que foi analisado os pontos fortes, você também precisa avaliar aquilo que está fraco e deter o controle das deficiências da sua loja. A experiência do seu cliente pode ser aprimorada, a partir do aperfeiçoamento de fatores como:

  • baixa diversificação de itens;
  • equipamentos defasados;
  • falta de recursos para inovar;
  • qualidade do produto;
  • preço acima do ofertado pela concorrência;
  • dentre outros.

Oportunidades

Diferentemente das forças e fraquezas, as oportunidades não podem ser controladas pelo seu e-commerce. No entanto, é preciso estar atento sempre que elas aparecerem. Para isso, é importante estar sempre informado aos fatores externos, tais como:

  • lançamentos de tecnologias que favoreçam seu negócio;
  • novas leis que beneficiem o seu segmento;
  • redução de impostos;
  • dentre outros.

Ameaças

Por fim, as ameaças, que também são pontos fora do controle do seu e-commerce, porém devem ser evitadas sempre que aparecerem. Como, por exemplo:

  • aumento de custos operacionais;
  • falta de recursos ou mão de obra;
  • sazonalidade dos seus itens;
  • lançamentos de bons produtos da concorrência;
  • atraso no recebimento de matéria-prima;
  • dentre outros.

Ao identificar todos os pontos acima, é o momento de planejar a matriz SWOT cruzada. Ou seja, estratégias que serão adotadas com a finalidade de definir até que ponto os fatores externos poderão impactar nos fatores internos. Para isso, podemos trabalhar de 4 formas diferentes:

  • estratégia Strength/Opportunities: o seu e-commerce utilizará todos os pontos fortes para aproveitar as oportunidades que surgirem. Desta forma, um dos principais objetivos será que o seu negócio cresça mais rapidamente;
  • estratégia strength/treats: consiste em um esquema de planejamento com o propósito de reduzir os danos causados por qualquer tipo de ameaça. Essa estratégia exige que a empresa utilize as formas para evitar qualquer indício de ameaça que possa prejudicar seu desenvolvimento;
  • estratégia weaknesses/opportunities: neste método, é preciso mapear as fraquezas do e-commerce e traçar estratégias de recuperação rápida. Desta forma, uma vez solucionados, os pontos fracos perdem o poder de impedir que a empresa aproveite as oportunidades;
  • estratégia weaknesses/threats: mais defensiva que as demais, busca planejar o fortalecimento de ações defensivas, com a finalidade de proteger o e-commerce de possíveis ameaças.

Entendeu o que é uma análise SWOT para e-commerce?

Quando bem planejada, a análise SWOT acaba participando diretamente de todas as decisões assertivas da empresa. Assim como, tem forte influência em seu crescimento e desenvolvimento.

Em razão disso, é fundamental que você, como gestor, compreenda exatamente qual o direcionamento correto a fazer em seu e-commerce, utilizando a matriz SWOT para alcançar mais facilmente os objetivos.

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Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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