E-commerce

Hub de integração com marketplace: qual a importância dessa ferramenta?

Também chamado de integrador de marketplace, o hub de integração é uma ferramenta que auxilia com a automatização das operações de uma loja online. Por meio dele, é possível conectar uma ou mais contas em diferentes marketplaces. Em outras palavras, você passa a ter todo o controle do seu negócio em um único lugar.

A proposta é que você não conte apenas com a ajuda humana, ou seja, com os processos manuais, isso porque, eles custam mais e demandam mais tempo. Em razão disso, recursos como hubs de integração otimizam a rotina e auxiliam para que os vendedores possam desenvolver novas estratégias.

Com os hubs de integração, as tarefas operacionais são reduzidas e isso faz com que erros sejam minimizados, tanto os de precificação, como expedição, por exemplo. No entanto, para que isso seja possível, é preciso considerar as suas funcionalidades e avaliar qual o melhor hub de integração para você que vende na internet.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda melhor o que é essa ferramenta e quais são os pontos que devem ser levados em consideração para escolher o que melhor atenderá a sua loja.

O que é hub de integração?

O hub de integração consiste em uma plataforma que gerencia, integra e centraliza todos os dados de uma operação. Por intermédio de uma única tela, você consegue administrar as vendas da sua loja de forma automatizada e centralizada. Ou seja, com esse recurso é possível:

  • cadastrar e fazer a exportação de produtos;
  • gerenciar estoque;
  • acompanhar as suas vendas;
  • monitorar as etapas de expedição, bem como o envio das mercadorias;
  • customizar anúncios;
  • emitir notas fiscais e etiquetas (em alguns casos).

De maneira geral, o hub de integração é uma ferramenta fundamental para quem deseja vender online, especialmente se possuir muitos anúncios e estoques para gerenciar. Caso você esteja presente em diferentes marketplaces, como Mercado Livre , Magazine Luiza e Americanas, por exemplo, a necessidade é ainda maior.

Qual é a importância de utilizar um hub de integração?

Se você atua com marketplace, sabe que realizar todas as tarefas sozinho é praticamente impossível, especialmente se os processos forem feitos de forma manual. Inclusive, cada uma das plataformas de vendas contam com pré-requisitos para adesão, isto é, padrões que precisam ser seguidos para permanecer nela.

Algumas ações como o cadastro correto de produtos, por exemplo, são imprescindíveis para se manter ativo nessas plataformas. Por essa razão, contar com um recurso que ajude com essas responsabilidades é fundamental.

Além disso, ter uma parceria com múltiplos marketplaces, também pode resultar no aumento das vendas e isso significa um maior controle de estoque para não ocorrer erros de gestão, principalmente se você trabalha sozinho ou dispõe de uma equipe pequena.

Ao usar o hub, é possível espelhar os seus anúncios e fazer a sincronização de estoque. Ele impede, por exemplo, que você venda uma última unidade de um item em um marketplace e faça isso no outro também. Desta forma, a sua reputação não abaixa.

Outra vantagem é que o hub permite sincronização em caso de alteração de valor e criação de regras de preços diferenciados, em caso de promoções em uma única plataforma. Em outras palavras, ele torna as rotinas mais automatizadas, gerando economia de tempo e esforço, abrindo espaço para a criação de estratégias de crescimento.

Até no pós-venda, o hub pode facilitar o seu trabalho, realizando análises das vendas em cada um dos marketplaces, fornecendo relatórios em tempo real com os dados de quais produtos foram mais vendidos e ainda permite que você filtre as buscas com base nas informações que deseja no momento.

Como escolher o melhor hub de integração?

Utilizar um hub de integração é fundamental, especialmente se a sua loja estiver em fase de crescimento. Se você trabalha com poucos produtos ou ainda realiza poucas vendas, por exemplo, vai se questionar qual a importância dessa ferramenta, não é mesmo? Uma vez que cadastrar produtos ou monitoras vendas ainda é algo descomplicado.

No entanto, é preciso ter em mente que, caso isso não gere transtornos financeiros e possa ser inserido no orçamento, a indicação é investir no hub de integração sim. A automatização sempre será sinônimo de acerto, seja para um maior controle ou para realizar cálculos, mesmo que não sejam em grande escala.

Contudo, antes de escolher o melhor hub de integração é importante avaliar quais são as necessidades do seu negócio. Em razão disso, listamos algumas características dos hubs de integração que podem ser úteis a qualquer loja. Confira:

  • suporte especializado: um bom hub de integração deve dispor de uma equipe de suporte para auxiliar a sua loja a se adequar a cada marketplace e ampliar a visibilidade;
  • facilidades de frete: alguns hubs de integração são incorporados com os Correios. Desta forma, é possível realizar o cadastro de uma tabela de frete no sistema e aplicá-la nos marketplaces dos quais você é parceiro;
  • múltiplos filtros: o ideal é avaliar quais são os tipos de filtros que o hub de integração oferece, como por exemplo, por produto, por região, por canal de venda e assim por diante. Quanto mais filtros ele tiver, mais você conseguirá segmentar as análises para compreender qual o comportamento do seu público;
  • variedade de relatórios: caso o hub de integração ofereça relatórios, isso é sempre bem-vindo. Deste modo, as suas análises serão mais simples e ainda mais assertivas;
  • criação de promoções de forma independente: se você for parceiro de 3 marketplaces, porém deseja fazer promoção em apenas 2 deles, o ideal é buscar por um hub de integração que permita a criação de descontos selecionados.

Além do que destacamos acima, algumas plataformas de e-commerce possuem a possibilidade de realizar a integração do marketplace com a loja e gerenciar tudo de um único lugar. Isso é excelente para dispensar custos adicionais, especialmente para os negócios que buscam o crescimento.

Profissionalize as suas vendas por meio do hub de integração

Os hubs de integração são essenciais se você deseja que a sua loja esteja entre as melhores. Além disso, ajudam na evolução de forma organizada, por meio de uma estrutura forte e lucrativa.

Ao adquirir um hub de integração, o lojista passa a ter mais tempo para planejar estratégias de negócio. Afinal, uma das principais vantagens dessa ferramenta é realizar a automatização para o empreendedor e reduzir as tarefas manuais.

Investir nesse tipo de recurso é imprescindível para que os negócios cresçam e satisfaçam ainda mais os consumidores. Portanto, é fundamental buscar ferramentas que proporcionem uma melhor gestão de lojas virtuais.

Esperamos que com este artigo, você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre os hubs de integração e consiga escolher o que mais se adequa às necessidades do seu negócio. Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso time. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

Escreva Um Comentário