E-commerce

Como tirar boas fotos para e-commerce?

Tirar boas fotos para e-commerce é uma forma de ajudar o consumidor a aprimorar a sua experiência de compra no ambiente digital. Pensando que, nas lojas físicas, o cliente pode ver, tocar e até experimentar os produtos antes de adquiri-los, na compra on-line são as fotos que o aproximam dessa prática.

Neste contexto, as imagens dos itens disponíveis na sua loja virtual precisam ter o diferencial que auxilia na decisão da compra. Em outras palavras, é fundamental que as fotos dos seus produtos sejam as grandes impulsionadoras de vendas.

Para saber como isso é possível, continue a leitura desse artigo e acompanhe as nossas dicas para tirar boas fotos para e-commerce. Desta forma, sua loja vai permitir que o consumidor tenha uma boa experiência sensorial enquanto garante o aumento das taxas de conversão. Vamos lá?

Qual a importância de investir em boas fotos para e-commerce?

Não é novidade para ninguém que o nível de exigência dos consumidores evoluiu bastante de uns tempos para cá. Isso se deu devido ao grande avanço tecnológico e a ascensão ao mercado virtual. Por essa razão, oferecer uma boa experiência ao cliente se tornou um dos pilares para o alcance de melhores resultados.

Neste cenário, a qualidade das fotos dos produtos ofertados em seu e-commerce é um fator importante e com um enorme poder de direcionamento para a conclusão da compra. Ou seja, ao visualizar a boa imagem de um item, o cliente se vê contemplando uma vitrine que lhe desperta o desejo de aquisição.

Por esse motivo, é importante investir em métodos que auxilie com o aperfeiçoamento das fotos para o seu e-commerce. Afinal, é por meio delas que a loja conquista maiores possibilidades de atrair o interesse dos clientes e convertê-lo em mais vendas.

Sendo assim, tirar boas fotos para e-commerce é uma estratégia e tanto se você deseja se destacar dos concorrentes, levando em conta a competitividade do mercado digital, uma vez que um mesmo produto pode ser oferecido por diversas lojas. A qualidade das fotos é uma das condições decisivas para apresentar o diferencial do seu item.

08 dicas para tirar boas fotos para e-commerce

Como você notou até aqui, a imagem do produto é uma das maiores responsáveis pela decisão de compra. Por isso, ter fotos de qualidade é fundamental para que o e-commerce seja atrativo e compatível com os objetivos do seu negócio.

No entanto, mesmo que pareça uma tarefa simples, é preciso ter cuidado na hora de adequar as suas fotos. Embora não exija um grande investimento, alguns pontos são essenciais para que as imagens saiam perfeitas. Vamos conhecer 08 dicas para isso, agora! Acompanhe!

1. Atente-se a resolução

Esta é, sem dúvida alguma, uma das principais dicas a ser seguida quando o assunto são boas fotos para e-commerce. É essencial divulgar imagens nítidas para o público, e para isso é importante se atentar à resolução e adequação do formato para o seu site.

A resolução correta é importante para que a foto não fique embaçada, especialmente ao usar a ferramenta zoom. Portanto, o ideal é certificar-se de alguns pontos para conseguir uma boa imagem:

  • avalie o formato da foto, se é retangular ou quadrado;
  • analise a capacidade mínima de pixels determinada pelo site;
  • evite imagens superiores a 16mb;
  • lembre-se que, quanto maior o número de pixels, maior será a nitidez,

2. Disponha da ferramenta zoom

Por meio da ferramenta zoom, o consumidor consegue ampliar a imagem para reparar em todos os detalhes do item, eliminando assim, as principais dúvidas. Em razão disso, é fundamental que a resolução da foto do seu produto seja ideal para disponibilizar essa função ao cliente.

Além de ser uma ferramenta que ajuda o consumidor a ter certeza do produto que ele está adquirindo, ela também é essencial para evitar surpresas desagradáveis Ou seja, por meio do zoom é possível transmitir maior segurança durante a compra do produto.

3. Não use apenas uma foto

Independentemente do item que você esteja comercializando na sua loja virtual, usar apenas uma foto é a garantia de um mau negócio. Isso porque, são necessárias diversas imagens para que o consumidor possa identificar todos os detalhes do produto. Em outras palavras, você deve usar fotos secundárias para apresentar diferentes ângulos e perspectivas.

4. Mantenha todas as fotos com um mesmo padrão

Para não tornar o visual do site cansativo e ainda não comprometer o seu design, é fundamental usar o mesmo padrão em todas as fotos. Isso quer dizer que, você precisa manter o mesmo estilo em todas elas. Com isso, a procura pelas mercadorias se torna mais simplificada e o cliente tem menos dificuldade para compreender as diferenças dos produtos.

5. Não abuse do flash

Embora em determinados ambientes o uso do flash seja um recurso importante, alguns excessos podem comprometer a nitidez das fotos do seu e-commerce. Uma vez utilizado de forma inadequada, as imagens tendem a ficar clareadas, dificultando a percepção dos detalhes do item.

6. Invista na iluminação

Um dos pilares das fotos nítidas é a iluminação. Por isso, ela precisa ter uma atenção especial. Ou seja, caso não seja possível usar a luminosidade natural, o ideal é utilizar luminárias e rebatedores de luz para melhores condições.

Em razão disso, recomenda-se que o ambiente tenha uma boa iluminação que permita a clara visualização dos detalhes dos produtos.

7. Capriche na fidelidade dos tons

Outra dica fundamental é caprichar na fidelidade dos tons. Isso quer dizer que, é primordial se atentar a harmonia entre a cor do item, a iluminação e o plano de fundo. Essa combinação é indispensável para transmitir ao cliente todas as características reais do produto, evitando má interpretação que pode gerar trocas e devoluções.

8. Tire fotos em fundo branco

Normalmente, o fundo branco é a melhor alternativa para elevar a qualidade de visualização das fotos para e-commerce, isso porque, ele facilita a percepção dos mínimos detalhes. No entanto, a dica é construir um cenário branco, de acordo com as dimensões dos produtos.

Para isso, não é necessário grandes investimentos, ou seja, você pode usar materiais acessíveis que consigam criar um ambiente propício para as imagens, como uma caixa de papelão com o interior revestido com folhas de EVA brancas, por exemplo.

Tudo certo para tirar as suas fotos para e-commerce?

Esperamos que este conteúdo tenha te ensinado a tirar boas fotos para e-commerce. Ao oferecer imagens de qualidade, a sua loja virtual tem diversos benefícios como o destaque dos concorrentes, a atração do público-alvo e a possibilidade de mais vendas.

Diante disso, as fotos devem ser a prioridade para o crescimento do seu negócio virtual. Por isso, siga as nossas dicas para garantir o crescimento da sua loja nesse aspecto e não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os assuntos fundamentais para a melhoria do seu e-commerce.

Se você deseja saber um pouco mais sobre como valorizar os itens da sua loja virtual, leia também o nosso conteúdo sobre cadastro de produtos no e-commerce. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

Escreva Um Comentário