Marketing digital

Campanha do Dia das Mães: como preparar o e-commerce para vender mais nessa data?

O Dia das Mães, além de ser a ocasião perfeita para presentear e reconhecer aquelas que exercem o papel materno, também trata-se de uma excelente oportunidade para a movimentação do mercado.

Se andarmos nas ruas do comércio popular no mês de maio, com certeza vamos nos deparar com lojas cheias de cartazes, decoração de vitrines e demais elementos que representam a data. No entanto, a campanha do Dia das Mães não deve ser realizada apenas nos estabelecimentos físicos.

Nos canais de vendas digitais, como os e-commerces, a sazonalidade tem uma enorme importância. Uma vez que, por meio dela, é possível atrair inúmeros consumidores e alavancar a receita mensal. Por esta razão, se você tem uma loja online, acompanhe as dicas de campanha do Dia das Mães que preparamos neste conteúdo e amplie as suas vendas no mês de maio.

Como preparar o e-commerce para a Campanha do Dia das Mães?

Em primeiro lugar, é importante se organizar, isso porque, a campanha para o Dia das Mães exige planejamento, dedicação e tempo. Além disso, é necessário identificar o público-alvo pois, desta forma, é possível analisar o comportamento de compra, as preferências e interesses dos consumidores. Para isso, você pode investir em enquetes nas redes sociais, questionando, por exemplo, se os clientes preferem brindes ou descontos.

É importante destacar que a ocasião não tem uma data fixa no calendário, porém ela ocorre sempre no segundo domingo do mês de maio. E, sendo assim, é fundamental que os seus clientes tenham tempo suficiente para escolher o que desejam, efetuar a compra e recebê-la antes do final de semana, levando em consideração que a maioria das entregas ocorrem em dias úteis.

Após a conclusão dessas etapas, é necessário investir em alguns pontos que são essenciais para o sucesso de qualquer planejamento de ação de marketing digital, são eles:

  • ampliação de estoque dos produtos de maior demanda: é preciso calcular quais são os itens de mais saída, especialmente para o público feminino, para que não faltem durante a campanha de Dia das Mães;
  • investimento em comunicação visual: esse é um ponto fundamental, pois a comunicação visual deve combinar com a ocasião para atrair mais consumidores;
  • atualização da descrição dos produtos: os itens devem ser descritos com precisão e destaque de benefícios;
  • avaliação da política de envio e devolução: é necessário atualizar as regras de envio e devolução sempre que possível, ainda mais quando a loja realiza uma campanha sazonal;
  • planejamento de estratégias para atrair e fidelizar clientes: muito mais que trabalhar estratégias que atraiam consumidores, é imprescindível investir em ações que mantenham os já existentes.

Posto isto, vamos conhecer agora algumas estratégias para colocar a sua campanha do Dia das Mães em prática. Confira no próximo tópico!

07 Estratégias para a Campanha do Dia das Mães

Acompanhe agora, 07 estratégias para a aplicar na Campanha do Dia das Mães.

1. Seleção de presentes de acordo com a faixa de preços

Apostar na seleção de presentes de acordo com a faixa de preços fará com que o seu e-commerce se diferencie dos demais. Isso porque, quem compra itens para presentear normalmente busca por produtos compatíveis com o seu orçamento.

Por esta razão, é interessante investir em uma seleção por faixas de preços. Por exemplo:

  • produtos de até R$50,00;
  • produtos de até R$100,00;
  • produtos acima de R$100,00.

Desta forma, o cliente tem o auxílio que precisa para comprar os presentes dentro de suas condições financeiras e ainda escolher os itens de forma facilitada, incentivando a conversão.

2. Guia de presentes

Além da faixa de preços, que já ajuda muito o consumidor a adquirir os produtos que melhor se encaixam no orçamento, o guia de presentes também é uma excelente alternativa. Isso porque, nem sempre as pessoas sabem de que forma presentear umas às outras.

Por meio do guia de presentes, o e-commerce consegue cumprir o papel do vendedor de uma loja física, auxiliando o cliente por intermédio de categorias, como “presentes para mamães acima dos 50 anos”, “presentes para as mamães fitness” e assim por diante.

3. Brindes e descontos acima de determinados valor

Os brindes e descontos não podem ficar de fora em nenhuma sazonalidade, uma vez que, são a porta de entrada para as conversões. É possível definir um valor X e, caso o cliente ultrapasse, ele leva um brinde ou até mesmo descontos na segunda unidade, por exemplo.

Esse tipo de ação tende a chamar muita atenção, especialmente nos casos de pessoas que compram presentes juntas, ou seja, levando 2 peças, ganham descontos e presenteiam duas mamães ao mesmo tempo.

4. Conteúdos nas redes sociais

Uma forma de atrair a atenção dos consumidores é investir em conteúdos nas redes sociais. É possível elaborar estratégias com postagens promocionais no Instagram, Facebook, e outros canais.

As mídias sociais oferecem grandes oportunidades de interação com a audiência da loja, uma vez que no próprio conteúdo é possível demonstrar as ações que estão sendo realizadas na plataforma de venda, como por exemplo: “conheça agora mesmo o nosso guia de presentes e compre de acordo com o perfil da sua mãe.”

5. E-mail marketing

O e-mail marketing é um grande facilitador das campanhas de marketing digital. Além de entregar valor ao público, ele também ajuda os consumidores a encontrarem soluções para as dores, por meio dos produtos que a sua loja comercializa.

No entanto, o e-mail marketing para a campanha do Dia das Mães também deve ter um título atrativo para aumentar as chances de ser aberto e clicado. É importante lembrar que a mensagem contida no e-mail vai competir com diversas outras, por isso, é fundamental estar alinhada à persona.

6. Kit de produtos e embalagens especiais

Em datas como o Dia das Mães, geralmente as pessoas buscam por kits de produtos, afinal, por que presentear apenas com secador, se podemos dar também a chapinha finalizadora? Por esta razão, investir em kit de produtos tende a ser uma ótima estratégia.

Além disso, tratando-se de ocasiões especiais, a embalagem conta muito. Por isso, não se esqueça de oferecer sacos de presentes, papéis personalizados, laços, entre outros mimos que valorizam os presentes.

7. Entrega expressa ou retirada na loja

Lembra que falamos sobre o fator “antecipação” no início do conteúdo? Infelizmente nem todos os compradores conseguem se antecipar na hora de comprar presentes. Levando em consideração que o Dia das Mães acontece em um domingo, contar com a entrega expressa ou retirada na loja, proporcionando ao cliente o presente no mesmo dia, pode ser uma vantagem e tanto para os “esquecidinhos”.

8. Parceria com marcas

Por fim, e não menos importante, a parceria com marcas é uma excelente sugestão para atrair mais consumidores e fomentar as vendas no Dia das Mães. No entanto, é importante realizar uma pesquisa antes. Tanto para saber quais empresas possuem a melhor proposta de parceria, quanto para entender a preferência do seu público.

Garanta que o seu e-commerce esteja preparado para a Campanha do Dia das Mães

Além de planejar a campanha do Dia das Mães com antecedência, é importante ter a certeza de que o seu e-commerce está preparado para atender as demandas provocadas pelas ações pensadas para a ocasião.

Por isso, lembre-se de investir na parte técnica da loja virtual, pois ela precisa oferecer tranquilidade e segurança aos visitantes. Inclusive, o e-commerce deve ter um carregamento rápido de páginas, um bom layout e ser responsivo, ou seja, funcionar corretamente nos mais diversos formatos de tela.

E então, gostou das nossas estratégias? Coloque-as no papel e defina o momento correto para aplicá-las. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time. Será um prazer participar do sucesso da sua campanha do Dia das Mães. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

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