Ao planejar o crescimento do seu negócio, é preciso que, antes de tudo, se tenha uma visão da real posição da sua loja no mercado. Isso significa que, é fundamental realizar uma análise SWOT do seu e-commerce.
Em outras palavras, ao apostar nesse método de estudos muito usado pelos donos de comércio online, você terá uma interpretação mais abrangente do que ocorre dentro e fora da sua empresa.
Assim, por meio dos resultados obtidos, as tomadas de decisões serão mais assertivas e desfechos mais consistentes. Além disso, com a análise ou matriz SWOT, como também é chamada, o seu e-commerce terá objetivos mais fáceis de serem alcançados. Quer descobrir como tudo isso é possível? Continue neste artigo que iremos explicar!
O que é a análise SWOT para e-commerce?
A sigla SWOT quer dizer: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
A palavra força faz referência a tudo o que a sua loja tem de melhor, ou seja, os diferenciais competitivos. Já a fraqueza consiste nas dificuldades que o seu e-commerce apresenta. As oportunidades, como o nome sugere, dizem respeito às possibilidades que o seu nicho de atuação oferece. Por último, as ameaças são os seus concorrentes, bem como os demais fatores que podem dificultar o crescimento da sua loja.
Neste contexto, as técnicas atribuídas à análise SWOT são fundamentais para que você compreenda o que deve ser feito para o alcance de melhores resultados. Em outras palavras, o método funciona como uma espécie de termômetro que ajuda com as informações relevantes sobre o cenário do seu e-commerce.
Qual a importância da análise SWOT para e-commerce?
A análise SWOT para e-commerce possibilita que você consiga saber exatamente quais são os pontos que precisam de melhorias dentro da sua loja. Isso porque, como já mencionamos, essa ferramenta explora os 4 elementos fundamentais para um bom desenvolvimento de negócio.
Isso significa que, ao analisar os pontos positivos e negativos do seu e-commerce, você compreenderá mais facilmente quais são as oportunidades que deve aproveitar. Além disso, saberá como se defender de ameaças externas que possam surgir.
Quando é preciso realizar uma análise SWOT para e-commerce?
Não existe um momento ideal para usar a análise SWOT. No entanto, vale ressaltar que a sua utilização dependerá dos objetivos e necessidades da sua empresa. Ou seja, esse tipo de estudo é importante, por exemplo, quando a sua loja quiser lançar um novo produto.
Por meio da análise SWOT, será apresentado um mapeamento de seus principais concorrentes, a posição do seu negócio dentro do seu segmento, e os recursos e mão de obra acessíveis para esse lançamento.
Além disso, ela pode ser aplicada durante um período de fusão ou aquisição. Desta forma, serve para para ajudar as empresas a investirem seu capital de forma estratégica.
Como fazer uma análise SWOT para e-commerce?
Conforme já abordamos, a análise SWOT dispõe de 4 fatores fundamentais para o seu processo, isto é, Força, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Deste modo, vamos mostrar um exemplo de análise SWOT para e-commerce, destacando esses pontos de forma individual. Acompanhe!
Força
No quesito “Força”, é essencial pontuar todos os aspectos positivos do seu e-commerce. E, quando falamos em força, nos referimos a condições internas das quais a empresa tem total controle. Deste modo, podemos analisar os seguintes pontos:
- diferenciais da marca;
- estratégias de marketing;
- método de gestão;
- recursos e mão de obra disponível;
- logística e prazo de entrega;
- atendimento ao consumidor;
- valores diferenciados;
- entre outros.
Fraquezas
Após falarmos sobre os pontos fortes, precisamos focar nas fraquezas do seu e-commerce. Assim, da mesma forma que foi analisado os pontos fortes, você também precisa avaliar aquilo que está fraco e deter o controle das deficiências da sua loja. A experiência do seu cliente pode ser aprimorada, a partir do aperfeiçoamento de fatores como:
- baixa diversificação de itens;
- equipamentos defasados;
- falta de recursos para inovar;
- qualidade do produto;
- preço acima do ofertado pela concorrência;
- dentre outros.
Oportunidades
Diferentemente das forças e fraquezas, as oportunidades não podem ser controladas pelo seu e-commerce. No entanto, é preciso estar atento sempre que elas aparecerem. Para isso, é importante estar sempre informado aos fatores externos, tais como:
- lançamentos de tecnologias que favoreçam seu negócio;
- novas leis que beneficiem o seu segmento;
- redução de impostos;
- dentre outros.
Ameaças
Por fim, as ameaças, que também são pontos fora do controle do seu e-commerce, porém devem ser evitadas sempre que aparecerem. Como, por exemplo:
- aumento de custos operacionais;
- falta de recursos ou mão de obra;
- sazonalidade dos seus itens;
- lançamentos de bons produtos da concorrência;
- atraso no recebimento de matéria-prima;
- dentre outros.
Ao identificar todos os pontos acima, é o momento de planejar a matriz SWOT cruzada. Ou seja, estratégias que serão adotadas com a finalidade de definir até que ponto os fatores externos poderão impactar nos fatores internos. Para isso, podemos trabalhar de 4 formas diferentes:
- estratégia Strength/Opportunities: o seu e-commerce utilizará todos os pontos fortes para aproveitar as oportunidades que surgirem. Desta forma, um dos principais objetivos será que o seu negócio cresça mais rapidamente;
- estratégia strength/treats: consiste em um esquema de planejamento com o propósito de reduzir os danos causados por qualquer tipo de ameaça. Essa estratégia exige que a empresa utilize as formas para evitar qualquer indício de ameaça que possa prejudicar seu desenvolvimento;
- estratégia weaknesses/opportunities: neste método, é preciso mapear as fraquezas do e-commerce e traçar estratégias de recuperação rápida. Desta forma, uma vez solucionados, os pontos fracos perdem o poder de impedir que a empresa aproveite as oportunidades;
- estratégia weaknesses/threats: mais defensiva que as demais, busca planejar o fortalecimento de ações defensivas, com a finalidade de proteger o e-commerce de possíveis ameaças.
Entendeu o que é uma análise SWOT para e-commerce?
Quando bem planejada, a análise SWOT acaba participando diretamente de todas as decisões assertivas da empresa. Assim como, tem forte influência em seu crescimento e desenvolvimento.
Em razão disso, é fundamental que você, como gestor, compreenda exatamente qual o direcionamento correto a fazer em seu e-commerce, utilizando a matriz SWOT para alcançar mais facilmente os objetivos.
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