Estar por dentro do calendário E-commerce 2025 é fundamental para um melhor planejamento anual de vendas. Isso porque as datas comemorativas são a razão de maior movimentação em qualquer tipo de negócio.
Acompanhar o calendário comercial é uma tarefa que todo empreendedor que deseja lucrar mais deve fazer, pois a sazonalidade ajuda a manter as estratégias bem organizadas para um melhor faturamento.
No entanto, não basta apenas criar ações dentro desses períodos: também é necessário desenvolver conteúdos que se comuniquem, sejam relevantes e tragam entretenimento para os consumidores. Ou seja, é preciso construir uma relação além da conversão.
Pensando em facilitar esse processo, neste artigo, você verá os principais eventos do calendário e-commerce 2025, para começar o seu ano organizando as estratégias da sua loja virtual. Vamos lá?
Qual é a importância de utilizar o calendário E-commerce 2025?
Como já mencionamos, o calendário com as principais datas comemorativas funciona como um guia para que os lojistas possam preparar o E-commerce sem perder nenhuma oportunidade de venda.
As datas sazonais são responsáveis pela expansão da comercialização, tanto em lojas físicas como online. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento feito pela Neotrust Confi, empresa de soluções de inteligência para o varejo online, e publicado pela revista Exame, as vendas digitais da sexta-feira da Black Friday de 2024 somaram R$ 4,27 bilhões, com aumento de 8,4% em relação a 2023. Ainde conforme o levantamento, foram 20,67 milhões de produtos contra 18,88 milhões em 2023, aumento de 9,4%.
Esses dados comprovam que, a cada ano, os eventos comemorativos trazem mais resultados para os lojistas e, por esta razão, utilizar o calendário com essas datas é importante para se planejar e fazer com que o fluxo de caixa aumente.
Principais datas comemorativas de 2025 para o e-commerce
Confira abaixo, as principais data do calendário e-commerce 2025:
Janeiro
1 de janeiro – Ano Novo 🍾
As estratégias de marketing para o Ano Novo revelam maior eficácia nos setores de turismo, eventos, aluguel e bebidas.
Porém, isso não significa que não seja possível conceber uma iniciativa institucional visando intensificar o movimento nessa data, atrair novos seguidores e fortalecer os laços com os clientes.
Alguns E-commerces criam ofertas especiais, incentivando os consumidores a iniciar o ano “com o pé-direito”. Essa abordagem visa estimular o sentimento de renovação e crescimento típico do início do ano, ao mesmo tempo em que proporciona um impulso temporário nas vendas.
07 de janeiro – Dia do Leitor
O varejo de livros só tem crescido no Brasil. É claro que os leitores merecem um evento especial para comemorar a data! Aposte em produtos, promoções e brindes (como marca-páginas e agendas personalizadas).
18 de janeiro – Aniversário de São Paulo
Uma maneira eficaz de cativar o público local, uma vez que a capital paulista sempre se destaca entre as regiões mais influentes do comércio eletrônico.
19 de janeiro – Dia do Cabelereiro
A data homenageia os profissionais do segmento e é excelente para e-commerces de produtos de beleza, maquiagem e cursos de aperfeiçoamento!
20 de janeiro – Planejamento de Carnaval
O carnaval é um dos feriados mais movimentados do ano, por isso, merece atenção redobrada! Prepare-se para reforçar a logística da sua operação nesta data.
30 de janeiro — Dia da Saudade
Este dia oferece uma oportunidade única para reunir indivíduos que não compartilham momentos há bastante tempo. Além disso, é uma ótima ocasião para presentear aqueles que fazem falta no nosso dia a dia! Uma sugestão valiosa é criar promoções de presente carinhosas, como cestas, kits e outros mimos que expressem afeto.
Fevereiro
28 de fevereiro – Carnaval
O Carnaval é, sem dúvida alguma, uma das datas mais festejadas do ano. São quatro dias de folia, ou seja, bastante tempo para promover uma campanha de carnaval na sua loja online!
Normalmente, esse evento costuma ser excelente para os segmentos de festas, locações e bebidas. No entanto, é possível investir em qualquer nicho de atuação com ações especiais de vendas, especialmente promoções, descontos e brindes.
14 de fevereiro – Dia da Amizade e Valentine’s Day (Dia de São Valentim)
Cada vez mais difundida no Brasil, essa data pode seguir a mesma abordagem das campanhas do Dia dos Namorados!
18 de fevereiro — Dia Mundial do Vinho
Ocasião perfeita para o setor de bebidas. No Dia Mundial do Vinho, nada melhor que criar promoções com várias abordagens para essa bebida tão apaixonante!
19 de fevereiro – Dia do Esportista
Uma excelente ocasião para lojas especializadas em artigos e moda esportiva, clubes e academias aproveitarem e atrair seu público-alvo.
Março
Retorno às atividades escolares 📚
Comumente, as aulas nas instituições de ensino fundamental e médio começam no final de fevereiro ou início de março. Portanto, é crucial que sua campanha esteja ativa desde o começo do mês! Afinal, muitas pessoas preferem não deixar para adquirir os materiais escolares de última hora.
Dessa forma, o retorno às aulas é como uma excelente oportunidade no Calendário de Marketing, principalmente para papelarias, livrarias, E-commerces especializados em materiais escolares e de escritório, lojas de bolsas e mochilas, entre outros.
5 de março – Planejamento para Páscoa
Para alguns setores, o período é mais expressivo que o Natal e Black Friday. Antecipe o planejamento das ações e aumente a lucratividade do seu e-commerce!
8 de março – Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade para a venda de itens femininos. Entretanto, também é interessante investir em campanhas que tragam cases de sucesso de outras mulheres. Dessa forma, a marca pode ser ainda mais reconhecida e engajada por esse público.
10 de março – Dia do Telefone
Aproveite a data para investir em marketplaces com forte apelo em eletrônicos, como a Amazon e Mercado Livre. Pense também na experiência dos usuários que acessam seu site pelo mobile, uma tendência que está cada vez mais forte.
15 de março – Dia do Consumidor
Uma data muito esperada pelos lojistas é o Dia do Consumidor. É uma ocasião perfeita para criar campanhas homenageando quem mantêm qualquer negócio de pé!
Por essa razão, aproveitar essa data é fundamental para atrair mais clientes e oferecer boas experiências para que, além de concretizar vendas, os consumidores também sejam fidelizados.
20 de março – Chegada do Outono
Oportunidade para o lançamento de novas coleções de moda, incluindo roupas e acessórios. Além disso, aqueles que comercializam produtos característicos da estação, como lojas de vinho ou café, podem aproveitar essa oportunidade de mercado.
21 de março – Dia Internacional contra a Discriminação Racial
Demonstre aos seus clientes seu comprometimento na luta contra o racismo. Considere ações institucionais significativas, como doações para organizações não governamentais, indo além do conteúdo informativo.
31 de março – Dia da Saúde e Nutrição
Uma excelente chance para lojas de produtos fitness e diversos nichos alimentícios, já que, independentemente da área, é crucial desenvolver campanhas que destaquem a importância do autocuidado e da alimentação saudável.
→ Saiba como criar uma campanha de dia do consumidor e aproveitar essa data para impulsionar suas vendas.
Abril
20 de abril – Páscoa 🐰
A Páscoa é uma data na qual o ramo de alimentação é muito beneficiado. Desde as receitas para o almoço de domingo com a tradição de comer peixe até as compras de chocolate. Por isso, a venda nos nichos de confeitaria também costuma se ampliar.
Contudo, outras áreas também podem aproveitar o feriado, investindo em campanhas para atrair mais clientes e apostando em promoções e cupons de desconto.
28 de abril – Dia Do Frete Grátis
O dia do frete grátis é uma excelente data para estimular o consumo no E-commerce em época que as vendas estão mais baixas. Visto que o cliente enxerga o frete gratuito como um dos melhores benefícios para comprar online, essa ação influencia diretamente na decisão de compra, sendo então o Dia do Frete Grátis um ótimo estímulo para atrair o público. Normalmente essa data é na última semana de abril, e as datas são selecionadas a cada ano, sendo importante estar sempre atento ao calendário.
→ Se você quiser saber mais sobre essa data que é uma grande oportunidade de vendas, confira nosso conteúdo: Dia Do Frete Grátis
10 de abril – Planejamento para Dia das Mães
Seu e-commerce precisa começar a se preparar para o Dia das Mães com, pelo menos, um mês de antecedência. A data é muito significativa para as vendas online, já que pelo menos 33% da população brasileira é composta por mães!
13 de abril – Dia do Beijo
Similar ao Dia dos Namorados, o Dia do Beijo oferece uma oportunidade excepcional para estabelecimentos como lojas, restaurantes e outros locais promoverem descontos em jantares especiais ou na compra de presentes para a pessoa amada. Além disso, essa data não se limita apenas aos casais, mas celebra gestos de carinho com qualquer pessoa especial. Representa, também, uma excelente chance para lojas de cosméticos impulsionarem suas vendas, destacando batons resistentes e irresistíveis, focando no marketing voltado para beijos apaixonados.
18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil
A data estimula a literatura voltada às crianças e é um gatilho de venda para o segmento de livros. O tema também pode ser explorado na produção de conteúdo para outros tipos de e-commerces.
Maio
11 de maio – Dia das Mães 👩👧👧
O Dia das Mães é uma das datas mais lucrativas do mercado por se tratar de um evento com alta bagagem emocional, no qual as pessoas aproveitam para presentear não somente as mães, como todas as mulheres que representam a figura materna: avós, sogras, esposas e assim por diante.
E quando o assunto é presente, não importa o ramo de atuação. As lojas em geral podem lucrar muito com essa data, com vendas de cosméticos, calçados, vestuários, itens para o lar, alimentação, entre outros.
→ Veja ideias de campanhas de Dia das Mães nesse conteúdo que produzimos exclusivo para essa data.
1 de maio – Dia do Trabalho
O feriado de Dia do Trabalho é oportuno para quem vende materiais eletrônicos e de escritório, mas também para ações que valorizam o profissional, garantindo seu bem-estar e cuidado pessoal
4 de maio – Dia de Star Wars
Uma data comemorada entusiasticamente pelos fãs de Star Wars, oferecendo uma oportunidade única para lojas que se dedicam a produtos relacionados à cultura nerd. Não se esqueça de incorporar a hashtag #maythe4th em suas postagens nas redes sociais.
8 de maio – Dia Nacional do Turismo
É hora de reforçar produtos estratégicos para quem vai viajar nos próximos meses, especialmente os produtos que possuem conexão com os meses mais frios do ano. Apoie-se nas promoções das grandes agências de turismo.
9 de maio – Planejamento Dia dos Namorados
Planeje antecipadamente suas campanhas para datas importantes. No Dia dos Namorados, avalie os interesses dos consumidores e selecione produtos atrativos.
13 de maio – Dia do Automóvel
A venda de automóveis e autopeças ganha cada vez mais força no varejo brasileiro. Uma das principais vantagens do segmento é o ticket médio, que costuma ser alto, já que as chances do consumidor comprar mais de uma peça são grandes.
>> Na hora de preparar os anúncios e engajar os usuários online, liste e detalhe todas as informações necessárias para visualizar as peças e acessórios.
15 de maio – Início do Planejamento Black Friday
Sim, você precisa de alguns meses para preparar-se para a Black Friday! Além de selecionar o mix de produtos e planejar as campanhas, é indispensável que o seu e-commerce suporte o tráfego do período, sem sobrecarregar a plataforma ou fazer o usuário esperar demais.
25 de maio – Dia do Orgulho Nerd
Uma ocasião especial para estabelecimentos que lidam com quadrinhos, action figures, jogos e tudo que está associado ao universo geek!
Junho
12 de junho – Dia dos Namorados 🥰
O Dia dos Namorados também é uma data importante para o e-commerce, com opções de promoção ainda maiores que o Dia das Mães, pois abrange o público feminino e masculino.
Além disso, as lojas que trabalham com produtos personalizados, como porta-retratos, almofadas, roupas, canecas, entre outras opções, também lucram bastante durante o período.
→ Veja 8 dicas para campanhas de Dia dos Namorados nesse conteúdo que produzimos exclusivo para essa data.
20 de junho – Chegada do Inverno
O momento ideal para destacar produtos característicos da estação, como casacos, cachecóis, luvas, cobertores e muito mais!
24 de junho – Dia de São João
Essa data traz consigo um mês inteiro de celebrações juninas, sendo uma excelente oportunidade para lojas de adereços e alimentos típicos. Um mês repleto de festividades que podem ser aproveitadas por meio de promoções e venda de itens para as festas caipiras.
28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Além de promover a conscientização, explore a criação de kits específicos para esse público. Considere também investir em campanhas institucionais que demonstrem seu apoio a comunidade LGBTQIA+, não apenas nessa data mas durante o ano todo!
Julho
3 de julho – Planejamento de Estoque, Precificação e Promoção da Black Friday
Após o planejamento geral, dedique um tempo para estruturar os detalhes da sua campanha de Black Friday!
Pense nos descontos, nas condições de pagamento, nos produtos anunciados, nos canais utilizados para divulgação, entre outros.
7 de julho – Dia do Chocolate
Outro momento favorável para supermercados e e-commerces de alimentação.
> Adote uma linguagem alegre e estratégica e não esqueça das promoções dos marketplaces.
11 de julho – Planejamento para Dia dos Pais
Aproveite para planejar sua estratégia para o dia dos pais! Uma boa dica é associar a sua marca aos momentos em família, criando uma conexão significativa entre o produto e o cliente.
13 de julho – Dia Mundial do Rock
Lojas especializadas em discos, camisetas e outros produtos temáticos podem aproveitar essa data para oferecer condições especiais aos clientes.
15 de julho – Dia do Homem
Muitos empreendedores já investem consideravelmente nessa data, até mesmo na mídia. O “Dia do Homem”, apesar de não contar com temas tão marcantes quanto o “Dia da Mulher”, representa uma oportunidade para estabelecimentos que lidam com produtos masculinos lucrarem ainda mais com a venda de presentes.
20 de julho – Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade
Criar kits contendo 2, 3 ou mais itens é uma estratégia eficaz para incentivar a compra conjunta ou presentear nessa data específica.
26 de julho – Dia dos Avós
Ações institucionais são uma excelente opção para sensibilizar avós e netos, além da criação de produtos personalizados direcionados a esse público.
Agosto
10 de agosto – Dia dos Pais 👨👦👦
Assim como no Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data carregada de afeto e, por isso, os homens que representam a figura paterna tendem a ganhar muitos presentes.
Os e-commerces que possuem artigos masculinos, como roupas, calçados, ferramentas, itens de bebida e churrasco, costumam vender ainda mais nessa data.
Além de ser uma das datas mais importantes do semestre, o Dia dos Pais apresenta um comportamento de compra particular: a maioria das pessoas deixam para escolher o presente de última hora, geralmente no dia anterior.
>> Tendo isso em vista, prazos de entrega mais rápidos são um grande diferencial. Invista nas redes sociais para estimular o engajamento e mostrar seus produtos. Itens de pesca, moda e acessórios, perfumes e cosméticos estão entre os mais procurados.
1 de agosto – Planejamento Dia do Cliente
É uma data que não pode ficar de fora do calendário do seu e-commerce! De acordo com o Think With Google, a comemoração tem ganhado importância desde 2018 e, hoje, já pode ser considerada uma nova Black Friday.
19 de agosto – Dia da Fotografia
A data costuma movimentar as mídias sociais com concursos, homenagens e dicas de fotografia e edição. Lojas que comercializam artigos relacionados ao tema também podem se beneficiar, desde equipamentos profissionais a painéis decorativos para fotos.
29 de agosto – Dia do Gamer
Desenvolva promoções direcionadas para os produtos adorados por esse público, como consoles, jogos, acessórios e até móveis especializados! Além disso, aproveite para criar conteúdo sobre os principais jogos do momento, visando aumentar o engajamento.
Setembro
15 de setembro – Dia do Cliente 💆♂️
Setembro é geralmente um mês mais tranquilo em termos de datas comemorativas no Calendário de Marketing, exceto pelo Dia do Cliente em 15/09.
Diversas lojas e estabelecimentos comerciais aproveitam essa data para realizar ações especiais, especialmente voltadas para a fidelização dos clientes.
→ Saiba como criar uma campanha de dia do cliente e aproveitar essa data para impulsionar suas vendas.
1 de setembro – Planejamento Dia das Crianças
Essa data pode trazer excelentes números para o faturamento, mas é importante cuidar do estoque e desenvolver boas condições de frete para não perder oportunidades de venda!
3 de setembro – Alteração de Prazos e Produtos para Black Friday
A essa altura, a Black Friday do seu e-commerce já deve estar bem encaminhada. Atente-se aos ajustes de estoque, aos contratos com os fornecedores e, se possível, defina um cronograma de ações bem estruturado.
5 de setembro – Dia do Irmão
Explore a venda de opções em pacotes contendo 2, 3 ou mais itens para incentivar a celebração dessa data especial.
7 de setembro – Independência do Brasil
Feriados representam oportunidades para o setor do turismo!
22 de setembro – Início da Primavera
Além de lançar novas coleções de itens adequados para a estação, aposte em estampas florais e motivos inspirados na natureza para capturar a essência fresca e vibrante da primavera.
Outubro
12 de outubro – Dia das Crianças 👶
A comemoração de 12 de outubro é uma excelente oportunidade para os e-commerces que trabalham com o público infantil.
As vendas de roupas, brinquedos, livros, acessórios e demais itens para as crianças sobem consideravelmente nesta data.
Contudo, os outros segmentos também podem apostar em campanhas que chamam a atenção como: “Desperte a criança que há em você”, “Nem as crianças perderiam esse desconto”, entre outras ações que atraiam mais visitantes ao site.
→ Leia nosso conteúdo com 7 estratégias para campanha de dia das crianças!
2 de outubro – Finalização Planejamento Black Friday
Chegou a hora de fazer os últimos ajustes para a data mais importante do e-commerce! Algumas empresas escolhem soltar os descontos já no começo do mês ou durante toda a última semana, estratégia conhecida como Black Week.
4 de outubro – Dia dos Animais
O Dia dos Animais reforça a venda de produtos e cuidados com os pets.
> O cenário atual é ainda mais favorável, já que muitas pessoas adotaram bichinhos após a pandemia.
30 de outubro – Planejamento Cyber Monday
Como o nome já diz, a Cyber Monday acontece na segunda-feira (após a Black Friday) e promove produtos de tecnologia. A data é reservada aos e-commerces e merece um planejamento minucioso.
31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)
Uma oportunidade excelente para lojas especializadas em artigos festivos, doces e fantasias impulsionarem suas vendas! Para setores diversos, é válido desenvolver campanhas temáticas, investir na decoração da loja física e criar uma identidade única para o e-commerce.
Novembro
28 de novembro – Black Friday 🛒
A sexta-feira mais esperada do ano, tanto pelos lojistas quanto pelos consumidores. O evento trata-se de um dia inteiro voltado para promoções e descontos.
Por essa razão, todos os segmentos devem se planejar com antecedência para desenvolver ações para a data e lucrar muito.
→ Leia nosso conteúdo com 4 ações para vender mais na Black Friday!
1 de novembro – Planejamento para o Natal
De acordo com a Holiday Outlook, as vendas online já superaram as lojas físicas nas compras de Natal. Comece a estruturar suas ações com antecedência e aproveite o mês de dezembro para promover os produtos do seu catálogo.
11 de novembro – Dia dos Solteiros
Explore campanhas e produtos que celebram a solteirice e sugerem momentos de diversão! Empresas que organizam eventos podem criar festas exclusivas para essa data.
20 de Novembro — Dia da Consciência Negra
Como todo o mês de novembro é voltado para a população negra, elabore um cronograma de conteúdo coeso para celebrar essa importante data. E não se lembre desse público apenas em novembro!
Dezembro
25 de dezembro – Natal 🎅🏻
Essa é outra data muito esperada pelo mercado que costuma fomentar as vendas de qualquer segmento de e-commerce.
É o momento de presentear a todos e, por essa razão, não há uma loja que não ofereça opções para isso.
Artigos femininos, masculinos, unissex e infantis que variam de vestuário a eletrônicos. Para esse tipo de campanha, o ideal é planejar com antecedência, devido à demanda.
→ Quer mais ideias? Leia nosso conteúdo sobre campanhas de natal.
01 de Dezembro – Cyber Monday
Pegando carona com a Black Friday, a Cyber Monday também é um dia voltado a promoções e descontos. Normalmente, a campanha se dá como: “oportunidade para quem perdeu a sexta-feira”.
→ Veja nosso conteúdo explicativo sobre cyber monday.
21 de Dezembro — Dia do Atleta
Momento ideal para estabelecimentos que oferecem artigos esportivos, moda fitness, cursos relacionados, academias e centros esportivos, entre outros.
21 de Dezembro — Início do Verão
Apresente a nova linha de produtos perfeitos para a estação, como trajes de banho, e explore a associação com tudo relacionado a férias e relaxamento!
26 de Dezembro – Boxing Day
O 1° dia útil após o Natal está virando uma tradição de vendas no Brasil, inspirada no modelo do Reino Unido. Em razão dos feriados, é importante que os prazos sejam estabelecidos com transparência, além do cuidado extra no gerenciamento de fornecedores e transportadoras.
31 de dezembro – Réveillon
Esse é um período no qual alimentação e vestuário são os setores mais buscados. No entanto, entrar em um novo ano com itens novos é o desejo da maioria, não é mesmo?
Por isso, é uma excelente época para abastecer os estoques e oferecer promoções com contagem regressiva para combinar com a data.
Fique de olho no calendário e-commerce de 2025
Faça com que o seu e-commerce entre no ano de 2025 com tudo! O planejamento estratégico é fundamental para que o seu negócio tenha sucesso e não perca nenhuma oportunidade de venda.
Consulte o nosso calendário e-commerce com as principais datas do ano sempre que quiser. E se nos permite uma dica: monte o seu próprio, destacando todas as ideias que surgirem para atrair mais clientes e aumentar a receita da sua loja online nesses períodos.
Ah! E não se esqueça que outras datas podem ser agregadas a esse cronograma, clique aqui e baixe nosso material completo com todas as datas e ilustrado!
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