É inegável que o final de ano está bem diferente dos demais períodos, isso porque o Natal não é mais a única data a ampliar as vendas do comércio online. A proximidade com a Black Friday, grande responsável pela fomentação das compras no E-commerce, acaba impactando as campanhas de final de ano.
Sumário
No entanto, o Natal de promete continuar o impulsionamento provocado pela Black Friday. O ano, que já vem com excelentes resultados semestrais e uma Black Friday de sucesso, promete seu último grande ato no Natal.
Pensando neste cenário, deixamos aqui 5 estratégias para aumentar as vendas do seu E-commerce no Natal. Continue com a gente!
Quais são as expectativas de vendas no e-commerce durante o Natal?
Primeiro, vamos apresentar o panorama que temos até agora. As vendas do primeiro semestre de 2023 tiveram um crescimento de 20% em relação ao primeiro semestre de 2022, segundo uma pesquisa feita pela Linx, empresa do grupo StoneCo. Ainda nessa pesquisa, compras realizadas em E-commerces com retirada em lojas físicas aumentaram 37% no período, constituindo 32% de representatividade.
O faturamento médio por loja em dezembro vinha sendo consistentemente menor que o de novembro nos últimos 3 anos. Mas os grandes resultados da Black Friday 2023 ajudaram as previsões para o Natal, com uma expectativa de aumento de 5,6% nas vendas. (fonte: Ecommerce Brasil)
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, o brasileiro está mais disposto a gastar. Isso se refletiu na Black Friday 2023: foi um dos melhores resultados desde a criação da data no Brasil, se consolidando como a campanha mais importante para E-commerces. A Black Friday teve um aumento de 2,1%, impulsionada pelo E-commerce: um crescimento de 14,1% no faturamento para lojas digitais. (fonte: Blog Mercado e Consumo)
Segundo pesquisa da Meta (Facebook), 87% dos consumidores vai deixar as compras de final de ano exclusivamente para o Natal, e 64% destes pretende comprar online (Fonte: Expectativas da Temporada de Compras 2023). Uma projeção surpreendente, visto o histórico de queda de faturamento mensal entre novembro e dezembro.
São projeções que mostram como o E-commerce é cada vez mais importante, um aliado indispensável para as vendas e lojas físicas. Por essa razão, é fundamental que o seu E-commerce esteja pronto para receber os consumidores que estão dispostos a investirem na data, por meio da conveniência da compra eletrônica em um período marcado pelas grandes filas no comércio de rua.
Vamos conhecer agora as x estratégias para aumentar as vendas do seu E-commerce no Natal. Confira!
5 estratégias para aumentar as vendas do seu E-commerce no Natal
Prepara o seu E-commerce para o Natal seguindo as nossas dicas:
1. Tenha um planejamento comercial
Antes de qualquer coisa, é fundamental começar com o básico: definir com antecedência quais são os objetivos do seu E-commerce para o Natal.
Procure planejar as promoções, descontos e a logística, inclusive em relação a embalagens para presente.
Não se esqueça que, nesta época, é importante personalizar o seu E-commerce, fazendo as alterações necessárias no design de sua plataforma para que ela entre no “clima natalino”. Além disso, é importante investir nas estratégias de marketing.
2. Invista na personalização
Considere a criação de pacotes especiais de Natal, com base na segmentação dos seus clientes, sugestões de produtos direcionados, conteúdo adaptável, ofertas personalizadas e experiências omnichannel.
O seu E-commerce pode aproveitar ao máximo essas possibilidades para o natal atraindo novos clientes e fidelizando os antigos.
3. Certifique que o seu estoque esteja completo
A ampliação de vendas, significa também o aumento dos produtos em estoque. Por isso, verifique antecipadamente com os fornecedores para que o seu depósito esteja totalmente abastecido, evitando o longo tempo de espera.
O ideal é manter o estoque com os produtos de maior giro sempre atualizado, não deixando de conferir os demais itens.
4. Potencialize os resultados por meio de pop-ups
Os pop-ups são excelentes opções para que o seu E-commerce capitalize mais tráfego de forma simples. No entanto, é preciso ter o discernimento para que o recurso não seja demasiado, incomodando os visitantes.
A ideia é que o pop-up apareça somente quando o usuário já está engajado com o seu site, ou seja, quando estiverem a mais de 5 minutos na sua loja online.
Outra opção é mostrar os pop-ups quando o cliente tentar sair do site, com algo atraente que faça com que ele retorne.
5. Ofereça promoções e descontos especiais
As promoções e descontos são uma maneira eficaz de atrair novos clientes e incentivar as compras. Com a alta demanda causada pelo natal e final de ano, descontos e outras condições especiais de compra, quando bem executados, são um agrado importante ao consumidor.
Aqui estão algumas ideias de promoções e descontos para o Natal:
- Cupons de desconto: Os cupons são uma maneira fácil de oferecer descontos aos seus clientes. Você pode oferecer cupons de desconto para novos clientes, descontos personalizados para clientes recorrentes e descontos maiores para compras acima de um determinado valor.
- Frete grátis: O frete grátis é uma oferta muito atraente para os clientes. Você pode oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor ou para compras feitas em determinados períodos.
- Ofertas especiais: Você pode oferecer ofertas especiais, como produtos com preço reduzido ou kits de produtos com desconto.
6. Otimize a sua página de checkout
O checkout é parte fundamental do E-commerce, porque nela a compra é concretizada. Entretanto, sem otimização ela pode se tornar o principal obstáculo para as conversões.
Procure torná-la intuitiva, simples e minimalista, ou seja, fácil o bastante para que qualquer usuário possa utilizá-la sem dificuldade.
Utilize ferramentas e plugins que adicionem valor à checkout page, como os recursos de upsell, responsáveis por oferecer produtos complementares aos consumidores.
Entre as principais estratégias para caprichar na checkout page, destacam-se:
Usar um número mínimo de CTAs e não deixar que os seus clientes se distraiam;
Exibir sinais de confiança, por meio dos depoimentos de clientes satisfeitos;
Investir em opções de migrar para o checkout com apenas um clique.
Desta forma, o processo de compra é simplificado e a taxa de abandono de carrinho é reduzida.
Dica Bônus
Não se esqueça que nas épocas comemorativas, a busca por determinados termos também aumentam e o perfil de buscas também é alterado.
Por esta razão, não ignore a produção de conteúdo com as boas práticas de SEO, bem como a refinação dos termos das suas páginas de produtos e serviços.
Caso você execute campanhas de anúncios pagos, lembre-se de utilizar palavras-chave direcionadas ao Natal.
Já preparou o seu E-commerce para o Natal?
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para te auxiliar no planejamento do seu E-commerce para o Natal.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de implementá-las agora mesmo para que o seu E-commerce lucre ainda mais no Natal.
Até a próxima!
* com colaboração de Victoria Bortolini.