Marketing digital

Cauda longa: o que é, qual a importância e como usar no seu e-commerce?

A comodidade em realizar uma compra on-line, é um dos fatores pelos quais os consumidores optam pelo comércio eletrônico. Não é à toa que a cada dia surgem mais lojas virtuais no mercado.

No entanto, para sobreviver como empreendedor de e-commerce, é necessário ter conhecimento amplo sobre o nicho em que se atua. Além disso, é preciso estudar as mais diferentes estratégias para colher bons resultados.

Neste cenário, nem sempre o ideal é disputar com os concorrentes mais fortes, e sim, se manter no mercado de forma competitiva. Para isso, é fundamental estar sempre atualizado sobre os mais diversos conceitos. Um deles é a cauda longa, você já ouviu falar sobre ela?

A cauda longa é um dos principais métodos para o sucesso das vendas on-line. Se você deseja saber mais sobre como ele funciona, continue conosco neste artigo.

O que é cauda longa?

A cauda longa é um termo criado por Chris Anderson, físico e escritor norte-americano. O conceito, representado pela figura do dinossauro, representa a abundância e a escassez. Em outras palavras, o corpo do dinossauro faz referência aos produtos mais genéricos, portanto, mais procurados pelos consumidores, enquanto a cauda são os itens mais específicos.

Para entender melhor essa representação, podemos citar a Drogaria São Paulo, por exemplo, que comercializa produtos populares. Em contrapartida, temos a Cacau Show, franquia que trabalha apenas com chocolate, ou seja, um gosto específico. Se pensarmos no dinossauro, teremos os itens da Drogaria São Paulo da cabeça ao tronco e os da Cacau show na cauda.

No e-commerce, é comum pensarmos que investir na cauda longa é perigoso, uma vez que se trata de produtos mais específicos, porém com menos demanda. Por esta razão, normalmente os empreendedores costumam focar na venda daquilo que tem mais saída, ou seja, é mais procurado pelos consumidores.

Entretanto, conforme o crescimento exponencial das vendas on-line, especialmente de 2020 para cá, investir na cauda longa tem sido uma estratégia excelente. Isso porque, é uma boa alternativa para se destacar de concorrentes de alto nível que não apostam em produtos exclusivos, procurados por determinados grupos de pessoas.

Qual a importância da cauda longa no e-commerce?

A cauda longa no e-commerce oferece uma vasta gama de possibilidades para você apostar nas melhores estratégias de vendas. Em razão disso, é fundamental compreender como o conceito funciona para tomar as melhores decisões para a sua loja virtual.

Neste contexto, um bom exemplo é se lembrar das lojas físicas. Quando um comércio está situado em um ponto movimentado, ele, provavelmente, não precisará se preocupar constantemente com anúncios, pois está visível ao público constantemente. No entanto, um e-commerce, se esquecer das estratégias de marketing digital, por exemplo, terá grandes chances de cair no esquecimento.

O exemplo acima tem tudo a ver com a cauda longa. Isso porque, se você deseja investir em marketing digital, deve fazer isso de forma otimizada e pensando sempre na ampliação do alcance dos consumidores. Neste cenário, a cauda longa é o conceito ideal para ser aplicado e alcançar os resultados desejados.

Além disso, é importante que o seu e-commerce foque nos nichos de mercado. Em outras palavras, ele precisa estar alinhado com o segmento, produto e persona. Desta forma, terá maiores chances de se diferenciar da concorrência e vender mais.

É importante destacar que os nichos de mercado representam parcelas de pessoas que dispõem de hábitos e necessidade bem definidos, ou seja, possuem um gosto diferente da grande massa e, por isso, precisam de um atendimento personalizado e especializado.

Como usar a cauda longa no e-commerce?

Agora que você já sabe o que é cauda longa e qual a sua importância, é o momento de saber como usá-la no e-commerce. A seguir, você conhecerá as principais estratégias.

Utilize palavras-chave

A cauda longa também envolve a utilização das palavras-chave, também chamada de long tail keywords. Nesse sentido, o mesmo conceito de abundância e escassez deve ser aplicado para determinar quais termos irão atrair mais público para o e-commerce.

Normalmente, as palavras-chave de cauda longa são compostas por, pelo menos, três palavras que, juntas, constroem uma frase que faz parte de uma pesquisa mais assertiva. Por exemplo, ao invés de cadastrar um produto como: “calça jeans”, você cadastra como: “calça jeans azul-escuro para homem”.

Ao trocar as palavras genéricas por termos específicos, a sua loja garante a possibilidade de atrair um público que deseja realmente determinado produto. Além disso, é fundamental combinar as palavras-chave com as boas práticas de SEO para ampliar o alcance dos usuários.

Foque no nicho de mercado

Os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos de nichos específicos. Isso porque, as compras on-line permitem uma escolha minuciosa sem a necessidade de adquirir itens genéricos.

Inclusive, não é difícil se deparar com pessoas dispostas a pagar mais por produtos personalizados que atendam às suas necessidades. Voltando ao exemplo que citamos no início do artigo, quando uma pessoa deseja presentear com chocolate é mais fácil que ela vá à Cacau Show do que compre uma barra genérica no caixa da farmácia, concorda?

Neste cenário, você, como dono ou gestor de um e-commerce, deve entender também que produtos de cauda longa possuem uma concorrência menos acirrada. Ou seja, você pode apostar em itens específicos e ainda agregar valor a ele para obter maior lucro de venda.

Tenha planejamento e paciência

Quando falamos em aplicar estratégias de cauda longa, duas coisas são fundamentais: planejamento e paciência.

O planejamento é importante, pois esse tipo de método precisa ser usado de forma correta, se você deseja um bom retorno financeiro para o seu negócio. Por esta razão, deve ser bem pensado e planejado, antes de ser colocado em prática. Já a paciência é porque estratégias como essa demandam tempo e os resultados costumam aparecer a longo prazo. Portanto, as respostas não serão imediatas.

Tudo pronto para aplicar a cauda longa no seu e-commerce?

Se você deseja alcançar bons resultados com seu e-commerce, mas entende que algumas estratégias podem levar tempo, a cauda longa é a técnica ideal para você. Por meio dela, os resultados são obtidos a longo prazo, porém são duradouros.

Entretanto, conforme mencionado no decorrer do conteúdo, é necessário conhecer a realidade do negócio para entender quais são os melhores procedimentos para aplicar. Nesse sentido, saber quem são os seus clientes e quais as suas necessidades é imprescindível.

Vale ressaltar que o conceito de público-alvo é muito grande e, por isso, o melhor é construir uma persona para que as estratégias sejam baseadas nela. Desta forma, é muito mais garantido atrair o cliente ideal e ainda aumentar as vendas no e-commerce.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira acrescentar as suas impressões a este artigo, deixe o seu comentário. Lembre-se que você pode ter acesso aos nossos conteúdos sobre este e outros assuntos, assinando a nossa newsletter. Até a próxima!

Co-autor do livro "E-commerce: uma via de mão dupla" e do livro "Gerente de E-commerce". Profissional de Marketing Digital e E-commerce desde 2008. Fundador da mateada.com e Diretor de SEO da Wave Commerce.

Escreva Um Comentário