E-commerce

Como a Continental Center triplicou o faturamento

As consequências da recente crise são grandes e a maioria dos lojistas teve de lidar com a grande queda de faturamento. Os pequenos negócios, principalmente aqueles exclusivamente físicos, têm encarado com desânimo os dias que passam – e não é para menos, considerando as dificuldades que esse momento causa para todos.

Como está o mercado

Segundo um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 12.428 milhões de funcionários foram demitidos durante o período de 3 de maio a 27 de junho.

A pesquisa também informa que 30% dos empresários já tiveram que solicitar empréstimos aos bancos para manter os seus negócios, e 55% dos micro e pequenos empresários deverão fazer isso nos próximos meses para permanecerem funcionando sem gerar demissões. Mas não só os pequenos estão sofrendo: as grandes empresas de varejo, como Grupo Renner, Magazine Luiza, C&A Modas, Lojas Marisa e Lojas Americanas também foram atingidas. Segundo uma matéria do site Poder 360, essas empresas fecharam 4.065 lojas em todo Brasil, perdendo 68 bilhões em valor de mercado.

Apesar disso, algumas empresas conseguiram manter, ou ainda potencializar suas vendas durante a crise. É o caso da Continental Center, que fazendo uma boa análise, foi capaz de criar estratégias para aproveitar o momento do mercado da melhor forma. O intuito desse texto é que você entenda a importância de estar atualizado em relação ao comportamento do consumidor, adaptando as necessidades da sua persona para a sua capacidade de alcance e estrutura. Vamos lá 🙂

Sobre a empresa

A Continental Center faz parte do grupo INFOAR, que tem mais de 20 anos de atuação no varejo, além de três grandes centros de distribuição em Porto Alegre, Minas Gerais e Espírito Santo. Ela é cliente da Wave desde julho de 2019. De lá para cá, o e-commerce aumentou mais de 1.000% o faturamento, através do trabalho de otimização dos sites, reorganização das categorias e características, desenvolvimento de banners de produtos, bem como criação do setor de televendas.

Desde que iniciamos a parceria, a empresa permanece nessa crescente. O faturamento, que já estava muito bom em relação ao mês anterior à contratação da Wave, triplicou até junho. Esses resultados são decorrentes de um trabalho bem feito de marketing digital por parte da Wave, e principalmente à facilidade do cliente de se reinventar e buscar incansavelmente por atender os pedidos do seu público, independente da situação.

Entendendo a demanda no marketplace

A Continental Center é conhecida por atuar no ramo dos eletrodomésticos e climatização. No entanto, não é o que os seus clientes precisavam durante os últimos meses. Através do acompanhamento da Wave, foi realizada uma pesquisa das categorias em ascensão no período da crise, considerando as novas necessidades dos consumidores. Observou-se um grande aumento na procura por produtos fitness, pelo fato das academias permanecerem fechadas em alguns períodos ou ainda devido a um certo medo das pessoas em relação a esses lugares, por serem pontos focais de contaminação.

A Continental Center, dessa forma, passou a investir em parcerias com empresas do mundo fitness, disponibilizando o seu marketplace para exposição desses produtos. Para incentivar as marcas a ingressarem no site da loja, foram realizadas campanhas de venda com negociações a respeito das comissões, com o objetivo de diminuir o preço dos produtos no canal, tornando-os mais competitivos.

Ou seja, a empresa diminuiu a porcentagem cobrada e essa diferença foi subtraída no preço de venda. A Continental acabou ganhando em quantidade, pois a atratividade do valor fez com que as vendas aumentassem, e os lojistas fossem beneficiados ao pagarem menos pela exposição dos produtos. Assim, todos saíram ganhando, pois os usuários também realizaram compras com melhores condições.

Ajudando os clientes na luta contra crise sanitária

O negócio da Continental Center não é a venda de máscaras. No entanto, disponibilizar o produto que a sua persona está necessitando, devido a uma ocasião totalmente atípica, não faz com que você perca a identidade. Pelo contrário, cria um elo de confiança e consideração entre o cliente e a empresa, pois ele entende que, quando mais precisou, você conseguiu ajudar. Isso demonstra o quão empenhada está a sua empresa em facilitar a vida do cliente e propor soluções para os seus problemas.

Por esse motivo, as máscaras passaram a integrar os produtos da empresa no site, ganhando destaque nos banners. É um dos poucos canais que disponibiliza diversos modelos, todos com excelente qualidade, e com a possibilidade de venda por atacado, em grande quantidade, para empresas e parceiros. O preço das máscaras também é justo, apesar de manter uma boa margem de lucro. É importante que ações que visam ajudar o consumidor a lidar com a crise sejam acessíveis, para que não se tenha uma visão equivocada da marca, como a de quem está explorando os consumidores através do medo do contágio.

Atendimento via Whatsapp e televendas

Esses serviços – indicados pela Wave – já eram disponibilizados pela Continental Center, mas acabaram ganhando maior relevância nesse período de crise. Pelo fato das lojas físicas estarem fechadas, ou pela precaução das pessoas, principalmente as de grupo de risco, que evitam sair das suas casas, essas opções de venda se tornaram um diferencial para aqueles que preferem finalizar uma compra após conversar com o vendedor. Apesar do e-commerce ser uma realidade para a maioria dos brasileiros, ainda existe uma parcela que busca esse contato mais direto com a empresa.

Além disso, esses meios permitem uma maior negociação, especialmente para pedidos em boa quantidade. Sabendo disso, os clientes trazem preços dos concorrentes, dando a oportunidade da empresa cobrir o valor, o que muitas vezes garante a venda. Alguns usuários também utilizam esses canais para checar as informações sobre a empresa, desconstruindo uma possível desconfiança causada pela versão digital.

Campanhas de frete grátis

Desde que está no ar, o e-commerce da Continental Center proporciona frete grátis para sul e sudeste. Essa iniciativa sempre deu resultado, mas especialmente nesse momento teve um papel importante. Pelo fato do acesso às lojas físicas estar limitado, os e-commerces em geral têm aumentado o preço dos produtos, considerando a demanda superior. Portanto, ter frete grátis se tornou um grande diferencial para baratear os pedidos, conquistando muitos clientes que estão fazendo pesquisa de preços.

Ferramenta de carrinho abandonado

Durante esse período, a Wave adotou algumas ferramentas para melhorar a experiência do usuário e potencializar as vendas. Entre elas, a de recuperação de carrinho abandonado, chamada CartStack, da Performa.Ai. Funciona assim: digamos que você tenha olhado o site da loja e gostado de alguns produtos, colocando-os no carrinho. No entanto, por algum motivo, você desistiu temporariamente da compra, fechou a página e eles ficaram por lá, perdidos. Assim, a ferramenta identifica o e-mail de cadastro da pessoa e faz contato avisando sobre aqueles itens, lembrando o usuário de que ainda pode finalizar a compra.

Isso funciona para aquelas pessoas que não finalizaram o pedido na sua loja e seguem procurando aquele produto. A lembrança de que a compra não foi finalizada provoca uma reação de imediatismo e necessidade no usuário.

Ferramenta de vitrine inteligente

Outra ferramenta adotada é a de vitrine inteligente, a PowerSlider, também da Performa.Ai. Basicamente, ela cria vitrines personalizadas para cada cliente com base no histórico de pesquisa e visita de páginas no site. São aquelas que tem como título “Produtos recomendados para você” ou que utilizam um gatilho de escassez para os produtos que estão com pouco estoque, como “Últimas peças!”.

O objetivo da ferramenta é associar produtos complementares ou mencionar produtos que você já visualizou em algum momento. É muito vantajosa para e-commerces que vendem uma grande variedade de segmentos, como é o caso da Continental Center, que disponibiliza desde climatizadores até objetos de decoração.

Reestruturação do layout do site

Para facilitar a navegabilidade e melhorar a experiência do usuário, uma atualização de layout foi criada pela Wave Commerce. O visual do site é extremamente importante para tornar a jornada do cliente mais agradável e atrativa. É preciso se preocupar em facilitar a ação de compra do cliente, esclarecendo o máximo de dúvidas nas próprias páginas. Um site consistente também interfere na credibilidade que a empresa passa, fazendo com que o usuário tenha mais confiança na loja, entendendo que ela é bem estruturada e que não deve causar problemas para o seu pedido.

Conclusão: o que podemos aprender com a Continental Center?

Que a Continental Center tem a estrutura de uma grande empresa e trabalha com um mercado que tem muito potencial, é fato. No entanto, aqui na Wave entendemos que empresas que prestam atenção nas movimentações do mercado e estão dispostas a se reinventar, se preciso, tendem a ter mais sucesso, independente do tamanho ou nicho. Entenda que o principal objetivo do seu negócio é atender às necessidades da sua persona, em todos os seus momentos.

Portanto, saber quem é o seu cliente, entender sobre a sua rotina e por que ele precisa de você é fundamental para conseguir ajudá-lo. A crise provou o quanto precisamos estar dispostos e abertos a mudanças para sobreviver a tempos difíceis. Dessa forma, o que podemos dizer pra você, independente do seu segmento e do tamanho do seu negócio, é: não tenha medo de se reinventar e boa sorte!

Mas como sorte não é tudo, estamos aqui para ajudar nesse processo. Se você tem alguma dúvida, conheça nossos serviços, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Somos especializados em e-commerce e marketpace e temos um time completo para que, com serviços de marketing digital, a gente possa conseguir resultados incríveis. Acreditamos no crescimento constante, com uma relação de parceria com nossos clientes. Se você cresce, nós crescemos junto, viu? Esperamos você <3

Apaixonada por marketing e redação. Graduanda em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e entusiasta da boa comunicação e da troca de ideias e experiências.

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