O e-mail marketing é uma maneira de criar relacionamento com quem já é seu cliente ou converter seus leads para que comprem em sua loja e/ou recebam seu conteúdo. A ideia de que as pessoas não leem mais e-mails ou que os esforços devem ser concentrados somente nas redes sociais precisa ser esquecida.
Um estudo da Adobe, realizado em 2018, constatou que 58% dos participantes preferem receber conteúdo e promoções via e-mail. O mesmo estudo também aponta que 85% das pessoas utilizam o celular para abrir seu e-mail diariamente, dentre esses, 65% utilizam para ver e-mails pessoais.
Aprender como funciona e como fazer e-mail marketing é determinante para construir uma boa estratégia para as suas campanhas de e-mail marketing, que podem gerar ótimos resultados para o seu e-commerce.
Uma das vantagens do e-mail marketing é a construção de um relacionamento junto aos seus contatos, o que, consequentemente, aumenta a relevância da sua marca. Para que esse elo se construa é necessário entender qual a frequência de envio ideal e quais os temas de interesse do seu público para personalização dos conteúdos.
O alcance de um e-mail marketing é mais previsível do que uma campanha promocional nas redes sociais, por exemplo. Além disso, é mais fácil de identificar o seu público e como ele se comporta, ajudando a planejar a melhor estratégia e gerar interesse das pessoas pelo que você está oferecendo.
Estes são os principais passos para criar uma boa campanha de e-mail marketing:
- Construa uma lista de e-mails
- Escolha uma ferramenta para o envio dos e-mails
- Defina uma estratégia
- Crie seu template
- Analise os dados e resultados
Como construir uma lista de e-mails?
Para começar, você deve utilizar os contatos do seu banco de dados, ou seja, os endereços de e-mails dos clientes já cadastrados no seu e-commerce. Mas, existem também outras maneiras de construir a sua lista de contatos:
- Inscritos no Blog
- Abandono de carrinho
- Materiais ricos (e-book, infográfico, ferramentas, etc)
- Inscrição em eventos
Atenção: não compre listas de e-mails, na hora pode parecer uma boa opção, uma lista enorme de contatos por um baixo custo, mas essa é uma forma de você gastar dinheiro e obter pouco ou zero retorno. Além de estar em desacordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que exige um aceite do usuário para ele estar na sua base. E quando você dispara um e-mail marketing em massa para pessoas que não se interessam pelo que você oferece, as chances desses e-mails caírem como spam e/ou jamais serem abertos, são altas.
→ Dica, leia esse conteúdo sobre LGPD para e-commerce se não estiver 100% familiarizado com essa lei.
Eu realmente devo contratar uma ferramenta para fazer e-mail marketing?
A resposta é sim! Você não vai conseguir realizar todo o processo sozinho de forma manual. Ainda que possua uma equipe para isso, as redes tradicionais de e-mail, como Gmail e Outlook, não possuem ferramentas que possam realizar essa função.
Quando você contrata uma ferramenta de e-mail marketing, ela oferece diversas funcionalidades, como o direcionamento de conteúdo de acordo com os interesses de seus clientes. Além de conhecer e ter a garantia das práticas de boas maneiras, como por exemplo, sempre oferecer a opção de deixar de receber os e-mails.
Outra função de extrema importância é poder receber os dados e resultados sobre os envios que você realizou, dessa forma você pode corrigir os erros e melhorar o que deu certo em sua campanha.
Existem inúmeras ferramentas no mercado com diferentes funções, desde as mais básicas até as avançadas. O preço varia de acordo com o plano que você escolher. Geralmente, as ferramentas oferecem um mês de teste grátis, assim você pode escolher qual delas se adapta melhor a sua necessidade.
O que deve conter no e-mail marketing?
Tudo depende do que você está oferecendo e para quem está enviando. É possível criar diversas estratégias. Alguns exemplos:
- Enviar um e-mail para os clientes que abandonaram o carrinho no seu site;
- Enviar conteúdos do seu blog com temas relacionados aos textos lidos anteriormente.
Ao construir uma estratégia de e-mail marketing é preciso ter em mente o resultado que você pretende alcançar com cada campanha. Depois disso, defina o público e crie o conteúdo de acordo com a linguagem da sua empresa e a mensagem que você quer passar.
Nesse processo você precisa ter cuidado com a periodicidade com que você envia os e-mails. Muitos envios podem fazer com que seus e-mails caiam na caixa de spam, ou ainda pior, podem se tornar cansativos para os usuários, fazendo com que optem pelo descadastro.
Outro ponto é a frequência do envio de promoções. Ou seja, se você possui um e-commerce de moda, não foque apenas em oferecer seus produtos, envie e-mails com conteúdos relacionados ao seu segmento, como por exemplo, as tendências da estação.
Pensar nestes pontos aumenta as chances de sucesso da sua estratégia.
Como fazer um template que chame atenção dos clientes?
É essencial que o layout do seu e-mail seja bonito e também funcional. Você precisa que as pessoas consigam entender o que está no seu e-mail, por isso evite e-mails que sejam só em imagens. Procure intercalar imagens com texto, porque assim o usuário consegue ler o conteúdo independente de ter as imagens habilitadas ou não.
Mesmo que você não tenha um designer disponível para criar a arte de seu e-mail, a maioria das plataformas de e-mail fornecem uma ferramenta com modelos de layouts prontos ou adaptáveis.
Como analisar o resultados das suas campanhas
Se você seguiu todos os passos acima, é hora de saber se sua campanha trouxe ou não resultados positivos. É provável que a ferramenta que você contratou forneça alguns dados e quanto mais dados ela fornece, mais profunda será sua análise e mais rápido você irá identificar como melhorar sua campanha.
Quais dados devo analisar? Existem algumas métricas básicas que, quando analisadas, já podem definir os resultados da sua campanha e qual estratégia adotar no futuro.
São elas:
Taxa de abertura:
Para chegar nesse número verifique quantos e-mails foram abertos e divida pelo número de enviados. Quanto maior for a sua taxa de abertura, maiores são as chances de você ter acertado nessa campanha. Se esse número for baixo, identifique os motivos, o problema pode ser no assunto do e-mail ou na segmentação incorreta, por exemplo.
Número de cliques:
Analisar a quantidade de cliques nos links é importante para ter controle sobre o desempenho das suas campanhas. Dentre o número de cliques é possível analisar com mais profundidade o que esse número quer dizer com alguns cálculos simples, como:
Taxa de Clique
Essa taxa pode ser calculada de duas maneiras: quantidade de cliques dividido por número de e-mails entregues ou cliques divido por número de e-mails abertos.
A taxa de clique permite que você observe principalmente seu engajamento, se o conteúdo dos e-mails que foram enviados fazem sentido para o seu público e se o layout está gerando interesse em seus leads.
E por fim, a quantidade de conversões. Em primeiro lugar, você deve definir o que é a conversão dentro do seu negócio. Ou seja, se você tiver um blog, a conversão será avaliada de acordo com o número de inscritos e se você tiver um e-commerce, a conversão será avaliada pelo número de vendas realizadas.
Para saber sua taxa de conversão você deve dividir a quantidade de conversão pela quantidade de e-mails enviados. A partir daí, você pode avaliar com clareza se os objetivos das suas campanhas foram cumpridos.
Outras métricas importantes…
Além das análises dispostas acima, existem outros dados que são importantes para um aprofundamento nos resultados de suas campanhas, que lhe ajudarão a perceber onde estão seus erros e acertos.
- Soft bounce e hard bounce: é quando você envia um e-mail e ele não chega ao destinatário por algum erro. Chamamos de soft bounce quando o destinatário não recebe por motivos temporários, como caixa de entrada lotada ou algum erro no servidor. Já o hard bounce acontece quando há um erro permanente, como destinatário inválido, ou seja, esse e-mail não existe. É importante dar atenção para os casos de hard bounce para que você possa excluir esses destinatários de sua base de dados, dessa forma sua campanha será cada vez mais restrita e assertiva.
- Marcações de Spam: de fácil entendimento, serve para saber quantas pessoas estão marcando seus e-mails como spam. É interessante saber quem são e avaliar por qual motivo marcaram como spam para poder corrigir esses erros na próxima campanha.
Depois de seguir todos os passos acima, é provável que você tenha campanhas de e-mail marketing bastante assertivas. É importante que você faça diversos testes até chegar na campanha ideal. Como diversificar os horários de envio, os títulos (assunto) dos e-mails, testar diferentes layouts para saber qual funciona melhor, modificar o conteúdo ou produtos ofertados e claro, estar sempre atento à segmentação do público.