O texto a seguir é de autoria da equipe do Tiny ERP, parceiro da Wavecommerce. Confira!

ERP é um sistema que organiza e facilita a gestão de uma empresa. Ele reúne informações de diversos setores, como financeiro, compras e vendas, para que a tomada de decisão seja mais assertiva. O Tiny ERP é uma solução que centraliza as diversas tarefas do dia a dia de uma empresa, para que cada etapa seja realizada com maior agilidade. 

O Tiny ERP

Ele nasceu com o propósito de otimizar a rotina da pequena empresa, em especial as lojas virtuais, distribuidores, prestadores de serviços e pequenas indústrias. O objetivo do Tiny é simplificar e automatizar os processos para a gestão dos negócios. Por isso, é um sistema modular e permite incluir extensões que façam sentido no dia a dia de cada empresa, sem precisar trocar de plano. 

Através de uma interface intuitiva, pensada da melhor experiência para o usuário, você pode gerenciar seu negócio de forma prática. Acesse o Tiny a qualquer hora e em qualquer lugar, em diferentes tamanhos de tela, como smartphone, tablet ou computador. Para o maior conforto dos usuários, é possível escolher entre os temas claro e escuro, que favorecem a experiência conforme a luminosidade do local onde o Tiny está sendo utilizado.

Funcionalidades do Tiny ERP

O Tiny ERP conta com uma série de recursos e funcionalidades que tornam mais ágeis as etapas de trabalho no dia a dia das empresas. Além disso, mensalmente são lançadas melhorias no sistema, atendendo as demandas de usuários e também do mercado. Separamos algumas das principais funcionalidades do Tiny para você conhecer:

Emissão de notas fiscais

Com o Tiny é possível emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e), notas fiscais para consumidor (NFC-e) e também notas fiscais de serviço (NFS-e). Algumas configurações são necessárias, e uma delas é a instalação de um certificado digital.

O Tiny permite o uso de certificados dos tipos A1 ou A3. Se você escolher o certificado A1 (arquivo) e armazenar em nossos servidores, a emissão das notas fiscais poderá ser feita em qualquer dispositivo conectado à internet, como notebook, tablet ou smartphone. Já com o A3, a emissão fica limitada ao dispositivo conectado  (token ou cartão). Além do certificado, a empresa precisa estar apta para emissão de notas de acordo com a Sefaz de cada estado e ter inscrição estadual.

Controle financeiro

O Tiny permite o registro das contas a pagar e a receber, para que você tenha total controle do fluxo de caixa. Quando as contas forem lançadas, fica disponível o relatório de balancete para que possa fazer as devidas análises. 

Com o Demonstrativo de Resultados (DRE) você pode visualizar as receitas e despesas mensais, segmentadas por categorias, podendo verificar qual foi o resultado do exercício para saber se a empresa teve lucro ou prejuízo.

Com estas informações, os gestores têm condições de analisar cada período para controlar investimentos, gastos e receitas, além de identificar oportunidades de melhorias no negócio.

Controle de estoques 

Independente se você vende produtos em uma loja física, em um e-commerce ou em ambos, o controle dos estoques é necessário. Manter as quantidades corretas de produtos disponíveis para venda faz com que a empresa não perca nenhuma oportunidade de venda e também não tenha alto custo de estoque parado.

O Tiny ERP disponibiliza diversos relatórios, um deles é o Necessidade de Compras. Com ele é possível analisar as demandas de produtos para venda, já considerando o estoque disponível para que as compras sejam mais assertivas.

Além disso, você pode controlar os estoques por lotes e validades, importante para empresas que vendem produtos com prazo de vencimento. Assim, o lojista consegue organizar as vendas e liberar produtos com menor validade em primeiro lugar, evitando que os itens vençam em seu estoque, inviabilizando as vendas e causando prejuízo. 

O relatório de Giro de Estoque é um indicador de desempenho de estoque. Seu objetivo é auxiliar as empresas a entender a rotatividade dos produtos, visualizando quais estão encalhados e quais vendem mais. Esta é uma ferramenta que pode ser bastante aproveitada para decidir quais produtos vão fazer parte de uma promoção, como por exemplo a Black Friday

Integração com diversas soluções

O Tiny permite integração com diversas soluções do ecossistema do e-commerce, como plataformas, hubs e marketplaces, gateways logísticos, gateways de pagamento, entre outros. Ao integrar os canais de venda com o Tiny, a rotina de vender online fica mais fácil de ser controlada. O usuário envia os produtos já cadastrados no Tiny para os canais escolhidos, criando anúncios para começar a vender, sempre com estoques atualizados para você não perder vendas.

A logística é um ponto importante no e-commerce, por isso o Tiny possui integração com soluções de envio, coleta, código de rastreamento e cotação de frete para centralizar este processo, facilitando o dia a dia do vendedor online. Você também pode realizar a integração com gateways de pagamento para manter tudo organizado.

Ferramenta para Google Shopping

Para quem vende online, anunciar no Google Shopping pode ser uma boa alternativa para alavancar as vendas. Isso porque, ao anunciar no Google Shopping, os produtos são mostrados na vitrine online do Google. Quando um possível comprador realizar buscas, poderá encontrar seus produtos e comprar. 

Com o intuito de facilitar a criação dos anúncios, o Tiny ERP desenvolveu uma ferramenta onde os produtos que você tem disponíveis em sua plataforma de e-commerce são enviados para o Merchant Center, para posterior criação de campanhas, de maneira simples. 

O usuário consegue avaliar a performance de cada campanha e fazer ajustes sempre que for necessário para alcançar melhores resultados. Em um dashboard dentro do Tiny, a empresa consegue visualizar informações como orçamento diário, valor por clique e custos da campanha. 

Análise dos custos do e-commerce

Quando uma empresa vende em múltiplos canais, fica difícil entender qual canal está sendo mais vantajoso no momento. Por isso, foi criado o módulo Custos do E-commerce, onde é possível saber quanto custou cada venda online. 

São analisadas as comissões de marketplaces, hubs e lojas virtuais, assim como custos com gateways de pagamento e fretes pagos para saber se as vendas estão saudáveis para seu negócio.

Separação, embalagem e expedição

Ao trabalhar com vendas online, a organização na hora de separar os produtos para enviar aos clientes é fundamental para que o produto certo seja enviado. Com o módulo de separação do Tiny, você separa todos os produtos que serão enviados e depois utiliza a leitura de código de barras com a ideia de confirmar se o produto separado é o correto para cada pedido. 

Com todos os produtos corretos separados, você pode começar a embalar as mercadorias e seguir com o envio aos clientes. O módulo de expedição permite o gerenciamento dos pedidos que serão enviados através de uma transportadora ou Correios. As vendas ficam agrupadas conforme a forma de envio escolhida para cada pedido, para maior facilidade ao imprimir a PLP e as etiquetas de envio.

Outra função legal da expedição é fazer orçamentos de preços e prazos com gateways logísticos conectados ao Tiny, para que fique mais fácil escolher a melhor forma de enviar as encomendas aos clientes.

Ponto de Venda (PDV)

Com o PDV do Tiny você pode registrar as vendas que fizer durante o dia em sua loja, usando o mouse ou então os atalhos do teclado para cada etapa da venda. 

Veja alguns dos recursos disponíveis para o PDV:

  • abertura e fechamento de caixa;
  • sangria;
  • reforço;
  • inclusão de produtos por descrição, SKU, GTIN ou com leitor de código de barras;
  • escolha de cliente ou seu cadastro;
  • cadastro de novos produtos;
  • aplicação de desconto;
  • escolha da forma de pagamento;
  • inclusão do valor de frete, caso venda e entregue na casa do cliente;
  • visualização do preço promocional;
  • escolha de vendedor;
  • impressão de NFC-e ou recibo.

Canal de ideias

O Canal de Ideias do Tiny ERP é o espaço destinado para os usuários expressarem suas sugestões de novas funcionalidades, melhorias ou adequações que possam facilitar a rotina de seus negócios.

É muito legal compreender as dificuldades enfrentadas no dia a dia e conseguir encontrar uma solução que se encaixe na filosofia do Tiny ERP, por isso todas as ideias cadastradas no canal são analisadas com carinho pelo time. Na versão mensal do Tiny, são entregues aproximadamente 20 ideias que contribuem para rotina dos usuários do Tiny.

Concluindo

O Tiny ERP é uma solução que organiza o dia a dia das empresas, tornando cada atividade mais tranquila de ser executada. Desenvolvemos novas funcionalidades e melhorias todo mês, para acompanhar e atender e evolução do mercado e dos nossos clientes. Aproveite o Tiny para centralizar tudo que acontece na sua empresa. Dessa forma, a tomada de decisões se torna assertiva e você pode eliminar as planilhas para gerenciamento.

Se você quer conhecer mais sobre o Tiny, aproveite para testar gratuitamente por 30 dias e entenda como podemos otimizar a rotina do seu negócio. Utilize o cupom #wavecommerce

@wavecommerceoficial

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