E-commerce

5 estratégias de marketing da amaro para se inspirar

Como já citamos diversas vezes aqui no blog, a COVID-19 nos ensinou muita coisa. Aqui na Wave, estamos constantemente nos reinventando por conta dessa pandemia, e isso nos torna mais fortes e experientes. E as grandes empresas, também estão fazendo isso? A resposta é SIM! Um dos segmentos mais afetados pela crise é o varejo de moda – o que é natural se pensarmos que esse tipo de produto não é essencial para a sobrevivência das pessoas. Portanto, em meio a situação que vivemos, poderosas marcas estão trabalhando pesado para minimizar os efeitos negativos. Por isso, elencamos 5 estratégias de marketing da Amaro para que você possa se inspirar, assim como a gente.

Pra quem não conhece, a Amaro foi criada em São Paulo, em 2012. A própria marca se denomina disruptiva, por quebrar o padrão de atacado e trabalhar em um modelo direct to consumer (D2C), ou seja, sem intermediários. Em 2019, a loja vendeu cerca de 1,5 milhão de peças, aumentando 50% o seu faturamento. Atualmente tem 13 espaços físicos, os guides shops. Além disso, o e-commerce expõe mais de 90 produtos novos por semana e é reconhecido pela qualidade de experiência do usuário – 92% dos clientes voltariam a comprar de lá.

Vale a pena aprender com ela, hein?

1. ABORDAGEM PELO WHATSAPP

Já faz tempo que a Amaro tem um Whatsapp para relacionamento com os clientes. É um número que consta no site e você pode utilizar para tirar suas dúvidas. O canal funciona, e tem um atendimento excelente. Mas você imaginava que essa grande potência do varejo iria alocar pessoas para conversar diretamente com você, ao invés de esperar o seu contato?

Apesar de ser uma loja de varejo online, a empresa possui espaços físicos (guide shops) para experimentar roupas, realizar trocas, devoluções ou simplesmente não pagar o frete – uma ótima opção principalmente quando você deseja comprar algo com ticket baixo, e não quer pagar um alto valor pela entrega. Esses espaços, por determinação, estão todos temporariamente fechados. Eles representavam cerca de ¼ das vendas. Para amenizar essa questão, a Amaro decidiu alocar as gerentes dos guides para trabalhar diretamente com os clientes através do Whatsapp.

Ou seja, elas realizam um filtro das clientes do guide e entram em contato oferecendo dicas de moda, auxílio na escolha de peças, montagem dos looks, devoluções, ou simplesmente batem um papo sobre a quarentena, o que fazer, como lidar, etc. A estratégia é genial do ponto de vista das vendas, mas, principalmente, do encantamento. Fazendo essa ação, a Amaro causa em suas clientes uma impressão de carinho e preocupação, gerando maior engajamento e reconhecimento de marca.

Encantamento

Dessa forma, mesmo que você não vá comprar o produto naquele momento, você se sente cativado pela empresa, e, quando precisar, é lá que irá procurar. Esse tipo de atitude é pouco custosa para o negócio, e proporciona efeitos a curto e longo prazo. Para que isso fosse realizado, a equipe de gerentes teve treinamentos, workshops e demais orientações a respeito de abordagem, linguagem e jornada de compra. Segundo informações de uma das gerentes, elas também têm capacitações mensais e continuamente são guiadas a aprendizagem de técnicas para melhor atendimento ao cliente.

amaro abordagem whatsapp wavecommerce
As informações pessoais a respeito da gerente foram preservadas.

Essa aproximação com as consumidoras é extremamente estratégica também no aspecto do estudo da persona, pois a marca consegue entender melhor as dores das clientes, bem como o contexto no qual estão inseridas. Ou seja, para você, pequena empresa, que não sabe como pode ajudar o seu cliente, essa pode ser uma boa tática para buscar esse conhecimento e tomar ações, na medida do possível, para que a persona se sinta acolhida e respeitada. Além dessa vantagem, você ainda utiliza a capacidade ociosa do seu time de vendas, que está com menos (ou nenhuma) demanda.

Você, como gestor, deve concordar que é bem mais barato investir na sua base atual de clientes, do que prospectar novos, principalmente em momentos de crise. Portanto, utilize esse método para gerar fidelização e empatia entre marca-cliente. Não se esqueça: mantenha um padrão de atendimento! Nada de deixar a cargo de cada pessoa da sua equipe a melhor maneira de abordagem. Estabeleça regras, roteiros e aproveite esse exemplo e coloque seu time para conversar! 🙂

2. ADAPTAÇÕES GARANTINDO A SEGURANÇA E O CONFORTO

Apesar de todos os transtornos causados pela COVID-19, e das modificações que afetaram o sistema de transporte de todo Brasil, a Amaro manteve o seu padrão de entrega rápida. Essa é mesmo uma grande vantagem da loja, que desconstrói a ideia de que comprar pela internet significa uma espera interminável pela chegada do pedido. Além disso, ela ainda aumentou o prazo de devolução para 60 dias, com a opção de coleta domiciliar, para que a cliente não tenha que sair de casa, principalmente em caso de grupo de risco.

Essa é uma bela maneira de não brigar com o isolamento, e sim se adaptar a ele. Infelizmente o momento é de priorizar a saúde, mas sempre existe uma possibilidade de transformar as restrições em boas estratégias de marketing. Além de garantir a saúde e conforto das consumidoras, a Amaro ainda alcança outros públicos, que estão optando por marcas que estão proporcionando possibilidades mais seguras de compra, com menos exposição possível.

3. TUDO MUITO CLARO E DIVULGADO!

Tomar atitudes em relação à pandemia é ótimo, mas os seus clientes precisam saber disso! A Amaro faz um trabalho muito bom de divulgação, e inclusive deixa muito claro no site as modificações realizadas.

A marca criou uma página específica para sanar possíveis dúvidas…

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… e ainda fixou um banner com as principais informações na home page.

amaro pagina principal wavecommerce

As redes sociais também são seguidamente alimentadas com esclarecimento de questionamentos em relação às vendas durante a pandemia do novo coronavírus. Assim fica difícil não entender todos os esforços da loja para manter as atividades com qualidade. Consequentemente, fica difícil não simpatizar com ela, né? Esse é o objetivo. Você acaba virando um grande admirador e cliente fiel.

Amaro anunciando ampliação do prazo para devolver mercadorias compradas

4. DESCONTOS ATRATIVOS

Nos primeiros 15 dias de pandemia, a marca liberou um desconto de 20% em todos os produtos do site. Atualmente, algumas peças selecionadas estão com 50% OFF. Pra quem tem o app, sabe que é simplesmente impossível não ficar sabendo dessas liquidações, porque a Amaro não deixa você esquecer – e sempre usa algum recurso para chamar a sua atenção: um meme, um emoticon, uma gíria.

Push Notification da Amaro no Celular

5. FOCO NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

Ok, a Amaro sempre teve uma criação forte de conteúdo, o que garante uma boa relevância e autoridade a ela. Você, se for começar a produzir agora, com certeza irá colher os frutos a longo prazo, e não a curto – é importante que isso fique claro. De qualquer forma, como já vimos em outros posts do blog, as pessoas nunca consumiram tanto conteúdo como agora. O home office, o tédio e o medo de sair de casa estão causando na sociedade um sentimento de busca por mais conhecimento e entretenimento.

Não é o momento de ficar de fora. Além de pensar em maneiras de reagir à crise, você também precisa começar a planejar o seu restabelecimento no mercado, e isso envolve o inbound marketing, que é exatamente a estratégia de atrair o cliente até você. A maneira mais comum de se fazer isso é através do conteúdo. Portanto, comece! Pense SEMPRE no que a sua persona tem interesse, e trabalhe os aspectos em cima de suas dores e necessidades.

Aproveite o período e crie pautas considerando as situações que estamos vivendo, buscando destaque e engajamento com o seu público. A Amaro possui uma revista online (Amaro Live), além das redes sociais. Em ambos os canais, a marca está apostando em pautas relacionadas ao novo coronavírus, mas sempre associando às características das suas clientes. Se você precisa entender melhor sobre esse processo de produção de conteúdo, aconselhamos a leitura desse nosso artigo aqui do blog.

amaro live wavecommerce 1

amaro live 2 wavecommerce

conteudo amaro wavecommerce

Uma boa dica é fazer parcerias com outras marcas e/ou pessoas influentes no seu mercado. Assim, você divulga mais o seu conteúdo, impactando mais usuários e trazendo mais credibilidade ao seu negócio.

conteudo 2 amaro wavecommerce

Ei!

Pode encher o seu coração de esperança porque tudo vai passar, tá bem? Agora, bora colocar em práticas essas estratégias e conquistar mais clientes por aí! <3

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Apaixonada por marketing e redação. Graduanda em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e entusiasta da boa comunicação e da troca de ideias e experiências.

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