A logística para e-commerce é uma das partes mais importantes no processo de compra do cliente, isso porque, quando um produto é adquirido, toda a etapa de entrega já deve ter sido planejada para que a promessa de prazo feita ao consumidor seja cumprida.
As fases que englobam a logística são diversas, e passam pelo controle de estoque, o cálculo de frete e o trânsito da mercadoria. No entanto, é importante saber quais são as melhores estratégias para que essas etapas sejam bem planejadas na gestão do seu e-commerce.
Pensando nisso, no conteúdo de hoje, você descobrirá como garantir que todos os processos da logística para e-commerce ocorram dentro do prazo e de forma esperada. Acompanhe!
Qual é a importância da logística para e-commerce?
Para um e-commerce, grande parte das vendas ocorre totalmente online e, ao fim do processo, os produtos são enviados ao consumidor por meio do transporte.
Embora pareça algo simples, a logística para e-commerce deve ser organizada de acordo com o tipo de negócio para que determinados objetivos sejam alcançados, como a redução de custos e a satisfação dos clientes com o serviço oferecido.
De acordo com um levantamento realizado pelo site CNN Brasil¹, um dos principais motivos pelos quais os consumidores desistem de uma compra online está na demora para a entrega do produto adquirido e, por essa razão, um bom planejamento de logística para e-commerce é fundamental.
Uma boa estrutura de entrega é indispensável para o sucesso de uma loja virtual. Veja abaixo algumas das fases que fazem parte dessa estrutura:
- recebimento e conferência da mercadoria vinda do fornecedor;
- reposição e controle de estoque;
- separação de pedidos;
- o envio dos pacotes a transportadora;
- rastreamento dos pedidos enviados;
- acompanhamento das entregas até que cheguem ao consumidor.
Como fazer uma boa logística para e-commerce?
Para fazer uma boa logística para e-commerce é fundamental ter organização e realizar o acompanhamento de todos os processos. Para te ajudar, selecionamos as principais dicas para você planejar uma estrutura eficiente de entregas. Confira!
1. Organize todo o processo de logística
Antes de qualquer coisa, é preciso ter organização e saber como será o passo a passo do processo a partir da confirmação da compra do cliente.
É necessário definir quem serão os responsáveis por cada etapa até a entrega, deixando bem claro ao consumidor o prazo para que o produto chegue até ele.
Para isso, é preciso levar em consideração o período de separação, embalo, postagem do pacote e o tempo de transporte da mercadoria.
2. Invista em uma boa plataforma de e-commerce
Investir em uma boa plataforma de e-commerce é essencial para um bom gerenciamento de pedidos. É claro que, a escolha da plataforma vai muito além disso, é importante se atentar ao layout da loja, design e tantos outros recursos que são oferecidos para uma boa experiência de compra do cliente.
Entretanto, quando falamos em logística, a plataforma de e-commerce deve ajudar a visualizar as vendas com clareza, desde a aprovação dos pagamentos, até saber quais foram os pedidos já enviados.
Além disso, um outro fator que ajuda muito no processo de logística são as integrações com serviços complementares como o frete, isso porque, desta forma, o cálculo pode ser realizado automaticamente no momento da compra.
3. Realize o controle de estoque
O controle de estoque é uma etapa fundamental para uma boa logística para e-commerce. Por intermédio desse gerenciamento é possível saber:
- quais são os produtos que estão disponíveis a pronta entrega;
- quais itens precisam ser repostos;
- quais mercadorias estão estagnadas no estoque.
Ter um controle de estoque ainda ajuda para um melhor processo de separação de mercadorias para envio, com os produtos organizados, é mais simples identificá-los.
4. Defina as melhores formas de entrega
Definir as melhores formas de entrega, levando em conta o custo-benefício é essencial para uma boa logística para e-commerce.
É importante oferecer, ao menos, duas opções para que o cliente decida o que é mais benéfico para ele, podendo ser uma mais rápida, porém um pouco mais custosa e outra mais lenta, com um valor menor, por exemplo.
Uma outra alternativa é oferecer frete grátis em compras acima de determinado valor ou para algumas regiões. No entanto, é importante avaliar se esse tipo de opção irá ser favorável ao custo financeiro do seu negócio.
Por fim, também é possível investir em uma empresa fulfillment, ou seja, um tipo de serviço no qual a sua loja ficará responsável de passar os pedidos aos operados de fulfillment e o restante do processo fica a cargo da empresa contratada.
5. Tenha um ERP
O ERP trata-se de um planejamento de recursos para a empresa por meio de um sistema de gestão, no qual é possível armazenar todos os dados financeiros, emitir notas fiscais e registrar informações sobre estoque em um único lugar.
Utilizar um ERP é muito vantajoso para a administração centralizada do e-commerce. Desta forma, o fluxo logístico se torna mais simples, pois todas as informações estarão depositadas em um único software.
6. Acompanhe as entregas
Acompanhar as entregas é uma etapa obrigatória para o e-commerce, isso porque, até que a mercadoria chegue ao cliente, ela é responsabilidade da loja.
Esse tipo de monitoramento é importante para que o responsável pela logística saiba se tudo está ocorrendo da forma em que foi programada e, caso não esteja, possa tomar uma atitude rápida para a resolução do problema.
7. Empregue a logística reversa
A logística reversa no e-commerce consiste no processo de trocas e devoluções de produtos, o que é defendido pelo Código de Defesa do Consumidor e não pode ser negado.
Não existe uma regra específica sobre qual das partes deve arcar com o prejuízo desse tipo de transporte, no entanto, para fidelizar o cliente é interessante que o e-commerce invista na logística reversa, na qual o consumidor não pagará nada pelo retorno da mercadoria.
8. Atente-se aos indicadores
De nada adianta investir em uma boa logística para e-commerce se os indicadores de performance (KPIs) não são acompanhados.
Para saber se o fluxo logístico está indo bem, é necessário acompanhar algumas métricas, como:
- a taxa de abandono de carrinhos: se os consumidores estão desistindo da compra, isso pode ser indício de que os prazos ou valores de frete podem não estar agradando;
- a taxa de conversão: avaliar a porcentagem de visitantes que compram no e-commerce é importante para identificar se a maioria adquire os produtos durante a visita ao site ou não. Caso a taxa esteja caindo, é importante identificar o motivo.
Entendeu como estruturar a logística para e-commerce?
A logística para e-commerce é um fator que não deve ser deixado de lado e trata-se de um ponto fundamental para que a loja conquiste e fidelize clientes.
Como você pode perceber, existem várias etapas que devem ser bem planejadas para que todo o processo ocorra da melhor forma possível.
Lembre-se que: garantir uma boa experiência de compra para o consumidor é o ponto chave para que ele não compre apenas uma vez, mas retorne sempre que precisar de outros produtos.
E aí? Quer uma ajuda para resolver os problemas do seu e-commerce? Então entre em contato com a gente!
Referências:
1. A importância da logística para o varejo virtual [fonte]