Ampliar as vendas do e-commerce é o desejo de todo empreendedor que investe no mundo digital e anseia pela comercialização de seus produtos e serviços de maneira simplificada, alcançando um bom número de consumidores.
Segundo um levantamento publicado pela página Isto é dinheiro, o faturamento do mercado e-commerce subiu 41% no ano de 2020, atingindo R$ 87,4 milhões, o maior valor em 13 anos.
Devido a pandemia, o comércio online ganhou milhões de novos consumidores, isso porque, durante a crise, muita gente teve a sua primeira experiência com a compra pela internet e essa prática continua crescendo.
Conforme os dados publicados pela Neotrust em janeiro de 2022, as vendas pelo e-commerce cresceram 21% em relação ao mesmo mês do ano de 2021. O volume de compras online alcançou o valor de R$ 31,1 milhões, 22% a mais que no ano anterior.
Se você é uma das pessoas que vendem pela internet, já deve ter notado que a comercialização online já está bem consolidada. No entanto, para impulsionar o seu negócio é necessário bem mais do que criar uma página e postar produtos.
O planejamento estratégico, é a premissa para qualquer empresa alavancar as vendas no e-commerce. Ele tem como principal objetivo contribuir para a otimização e organização das atividades em curto, médio e longo prazo, que levarão desde a venda até a fidelização de um cliente.
Por meio deste planejamento você entenderá qual o melhor caminho a ser seguido com base nas análises realizadas no próprio mercado e, consequentemente, será auxiliado na construção de um e-commerce completo e de sucesso.
Quer saber quais são as principais etapas desse planejamento e como colocá-las em prática? Acompanhe a leitura até o fim que iremos te explicar detalhadamente!
Como definir um planejamento de vendas para e-commerce?
O planejamento de vendas para o e-commerce deve ser integrado de objetivos claramente definidos, havendo equilíbrio estratégico para que seja possível conduzir um negócio à frente da concorrência.
Para garantir que o seu e-commerce cresça no mercado, é fundamental compreender as necessidades do cliente, tendências de mercado e de que forma a tecnologia pode auxiliar em tudo isso.
A finalidade de um planejamento de vendas é ajudar você e sua empresa a tirar as ideias do papel, traçando metas e objetivos, avaliando as melhores estratégias e transformando tudo isso em ação.
Normalmente, esse planejamento é adotado por um tempo pré determinado e pode ser renovado sempre que houver necessidade, ou seja, ele é ajustado toda vez que não gera os resultados esperados.
Você pode revisá-lo também por semestre ou anualmente. O importante é sempre analisar se as estratégias estão sendo assertivas e alinhadas aos objetivos.
Um planejamento de vendas irá ajudá-lo a:
- Ativar e motivar a sua equipe de vendas;
- Conhecer todos os passos fundamentais para conquistar seus objetivos;
- Definir um conjunto de metas para alcançar o seu público alvo;
- Escolher as estratégias de vendas que mais se encaixam no seu nicho.
Para isso, é fundamental que ele seja definido em 5 etapas. São elas:
- Análise de mercado e produtos;
- Metas e objetivos;
- Estratégia;
- Cronograma de ações;
- Mensuração de resultados.
Análise de mercado e produtos
Montar um planejamento de vendas para o seu e-commerce exige que você avalie o seu negócio de forma criteriosa, tendo em mente que ele sempre pode melhorar.
Para isso é fundamental realizar uma análise que:
- Avalie o ticket médio atual;
- Identifique o perfil dos consumidores e do produto;
- Entendas quais os motivos que levam um cliente a interromper o processo de compra, seja abandonando o carrinho ou não pagando o boleto gerado;
- Observe as suas métricas de vendas.
Nesta etapa é importante que você anote as informações que respondam questões como:
- O que eu vendo?
- Como eu vendo?
- Para quem eu vendo?
Quando você obter as respostas para essas perguntas, vai entender de que maneira poderá melhorar os seus resultados.
Metas e objetivos
Após colocar as análises no papel, é o momento de definir os objetivos, como aumento de faturamento, conquista de novos clientes, fidelização de consumidores, entre outros que são comuns nos planejamentos estratégicos.
É importante destacar que o objetivo é a descrição daquilo que você deseja alcançar. Após determiná-lo, você parte então, para as metas que auxiliarão no progresso até chegar ao seu propósito.
Por isso, nesta etapa, é fundamental que os objetivos sejam claros e as metas possíveis. Não tente estipular prazos curtos para projetos que demandam maior atenção, pois isso só levará a resultados frustrados.
Estratégia
Com análise, objetivos e metas em mãos, é a hora de definir as estratégias de vendas que auxiliarão durante o percurso até o sucesso do seu e-commerce.
Você pode se espelhar nessas 4 etapas do processo de compra, definindo ações para cada uma delas:
- Aprendizagem e descoberta: anúncios, marketing de conteúdo, SEO, redes sociais;
- Reconhecimento do problema: checklists, pesquisas, webinars;
- Possíveis soluções: e-mail marketing, depoimentos de clientes, estudo de caso, entre outros;
- Decisão de compra: brindes, cashback, demonstrações de produtos, ofertas e mais.
Além dessas ações é importante que você avalie outras estratégias, como:
- Criação de canais de atendimento integrado (omnichannel);
- Inclusão de certificado de segurança;
- Flexibilidade de pagamento;
- Informações detalhadas e boas imagens de produtos;
- Frete e prazos diferenciados;
- Estratégia para a recuperação de desistência de vendas.
Cronograma de ações
O cronograma de ações é essencial para que tudo o que foi definido seja, de fato, colocado em prática.
A sugestão para isso, é que você defina um calendário de prazos e pessoas responsáveis por cada tarefa. Pode também implementar uma ferramenta de acompanhamento de cada etapa do seu planejamento de vendas.
→ Uma boa dica aqui é consultar o calendário do e-commerce para não perder nenhuma data importante para suas ações de marketing.
Mensuração de resultados
A última etapa é a mais importante de todas, pois de nada adianta seguir as anteriores à risca se não houver um rastreamento dos efeitos obtidos.
Você deve saber se os objetivos da empresa foram alcançados, se o caminho percorrido era mesmo o correto e se as metas estavam de acordo. Para responder essas questões é necessário que se realize a mensuração de resultados.
A mensuração de resultados permite que seja identificado o desempenho das ações realizadas pela empresa de maneira qualitativa e quantitativa. E por meio dele, será possível tomar novas decisões com embasamento em números reais e dados sólidos.
7 estratégias para o sucesso do seu e-commerce
Se criado de maneira correta, o planejamento de vendas permitirá que você gaste mais tempo no desenvolvimento do seu e-commerce, ao invés de se preocupar com as questões operacionais.
Por meio desta criação, será possível identificar os principais problemas que estão impactando diretamente em suas vendas e traçar estratégias específicas para a melhoria do seu negócio no mundo digital.
Pensando nisso, listamos 7 estratégias para que você insira no planejamento e coloque em prática no seu e-commerce para alcançar o sucesso nas vendas. Vem com a gente!
1. Utilize as redes sociais
A utilização das redes sociais é fundamental para que a sua empresa ganhe um espaço amplo de exposição, garantindo maiores chances de apresentar os produtos, e alcançar mais clientes.
Usar as redes para impulsionar o seu negócio, é uma forma de atrair mais visitantes para a sua loja ou até mesmo para um atendimento de mais qualidade, esclarecendo dúvidas e direcionando o público para o fechamento da compra.
2. Otimize o site para um melhor posicionamento
Por meio de uma boa estratégia de SEO – Search Engine Optimization, o seu site alcançará as primeiras posições do Google de maneira orgânica.
Além de um bom posicionamento nos motores de buscas, existem outras vantagens de otimizar o seu site. São elas:
- Atrair mais clientes qualificados para o seu site;
- Aumentar a visibilidade da sua marca e produtos;
- Obter maior credibilidade e confiança dos visitantes da página.
Para isso, invista em palavras-chaves relevantes para o seu negócio, tenha um site com design responsivo e invista em imagens de qualidade e links internos.
3. Produza conteúdos de qualidade
Com bons conteúdos, se conquista bons leads. O marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair mais visitantes por intermédio dos conteúdos, que possam se interessar pelo seu produto.
Quando uma pessoa demonstra interesse por sua marca, logo se torna um potencial cliente do seu negócio.
Entre os principais formatos de mídia usados para a produção de conteúdos, estão:
- Blogposts;
- E-mail marketing;
- E-books e infográficos;
- Vídeos;
- Postagens em redes sociais.
Portanto, investir na produção de conteúdo é fundamental para trazer assuntos que interessam a sua audiência e que estejam conectados ao seu negócio. Essa prática amplia a sua visibilidade na internet, gerando possíveis vendas para o seu e-commerce.
4. Invista em mídia paga
Investir em mídia paga faz parte da estratégia para aumentar o tráfego, as vendas no e-commerce e as conversões por meio de cliques. Com isso, você aumenta ainda mais a sua receita.
O conteúdo patrocinado pela mídia paga auxilia as empresas a promoverem ideias, produtos e serviços para os seus públicos.
Esta estratégia inclui anúncios pagos por clique, pop-ups, anúncios em vídeo, entre outros.
5. Disponibilize chats online
O atendimento ao cliente é um dos fatores primordiais para o sucesso de um e-commerce. O chat online é uma ferramenta que se mostra essencial para as lojas virtuais na busca pela excelência no suporte ao consumidor.
Esse tipo de recurso é utilizado para proporcionar uma comunicação mais direta com os usuários por meio de um software que é instalado dentro da página como um pop-up, onde o visitante pode mandar mensagens à equipe de atendimento.
6. Aposte em programas de fidelidade
Para que um relacionamento de confiança seja construído entre a sua marca e os consumidores, é necessário a fidelização, isto é, que você aposte em programas de fidelidade que façam com que seu cliente volte a comprar.
Alguns exemplos de programas de fidelidade que você pode utilizar para ampliar o volume de vendas no seu e-commerce são:
- Conceder cashback aos clientes nas próximas compras;
- Criar um programa de pontos que podem ser trocados por produtos da loja;
- Oferecer condições especiais para clientes que compram periodicamente.
7. Faça cross selling e up selling
O cross selling e o up selling são técnicas de vendas para e-commerce que aumentam o ticket médio.
No cross sell são oferecidos produtos relacionados aos que o cliente deseja comprar. Já o upsell consiste em disponibilizar descontos para que o comprador troque o item escolhido por um superior.
Usar as técnicas de cross e up sell garantirá muitos benefícios para a sua empresa, e o principal deles, sem dúvidas, é a ampliação da receita.
Foque nos pós-venda, isso é fundamental!
Ainda que você esteja atento às tendências, crie um bom planejamento de vendas e coloque todas as estratégias em prática, se você não der uma atenção especial ao pós venda, o seu cliente pode nunca mais voltar.
O pós-venda é o contato de maior impacto nos resultados de um e-commerce, isso porque é por meio dele que se mantém um cliente interessado na marca.
É importante saber que oferecer um cupom de desconto, ou enviar promoções de aniversário são excelentes exemplos de pós-venda. No entanto, existem outras maneiras de se fazer isso com qualidade, são elas:
- Follow-up orientando o cliente sobre as diversas formas de usar o produto;
- Pesquisas de satisfação sobre o item que ele comprou e o atendimento da loja;
- Envio de conteúdos relevantes que mantém os clientes engajados com a marca.
Para o sucesso do seu e-commerce também é fundamental investir em uma boa plataforma que atenda todas as necessidades da sua empresa e de seus consumidores.
Além disso, acolher os feedbacks dos usuários é uma forma de melhorar os aspectos que não estão sendo bem vistos pelo público.
Para mais dicas como essa, continue ligado nos próximos conteúdos e entre em contato sempre que tiver uma dúvida!