Marketplace

Seller Center: qual a melhor ferramenta para gestão de marketplace?

O mercado de vendas está sempre passando por transformações, especialmente após a pandemia, época em que as compras online subiram diante da exigência de realizar as coisas sem sair de casa.

O e-commerce, que já era bastante rentável no mundo dos negócios, no ano de 2021, cresceu 26,9% e faturou R$161 bilhões, segundo um levantamento feito pela Neotrust no ano de 2022.

Muitas empresas de e-commerce já utilizam o modelo de marketplace que consiste em uma plataforma na qual várias lojas estão reunidas em um mesmo espaço de vendas.

Além de oferecer agilidade e segurança ao consumidor, este modelo de vendas aumenta a receita dos varejistas, já que é responsável por um maior tráfego de clientes.

A plataforma tem se tornado algo essencial para as empresas do setor de varejo e com base nesse sucesso, muitos gestores usam recursos para ampliar a eficiência operacional.

Dentre elas, a mais estratégica do momento é o Seller Center, uma ferramenta de gestão que proporciona maior abrangência de grandes marcas, por meio das vendas de outros lojistas, transformando o tradicional e-commerce em um marketplace.

Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre esse recurso tecnológico? Acompanhe a leitura deste conteúdo!

O que é seller center?

O seller center é uma ferramenta de gestão usada por diversas plataformas de e-commerce com numerosas finalidades como admissão de vendedores parceiros, administração dos canais de vendas, realização do controle financeiro, gerenciamento de vendas, entre outras atividades.

Durante o processo de expansão de um negócio digital, é fundamental estar atento a todos os detalhes, para isso o seller center é o recurso responsável pela concentração de todos os dados e informações do processo de compra e venda em apenas um lugar.

Desta maneira, o gestor consegue ter uma visão ampliada e estratégica que irá auxiliar na tomada das decisões assertivas para o bom funcionamento da plataforma.

Como funciona o seller center?

O seller center funciona como o administrador de todas as atividades associadas às vendas de um marketplace. Por isso, ele dispõe de duas interfaces, uma própria para os vendedores e outra para os proprietários e gestores da plataforma.

Por meio do seller center, o administrador pode adicionar ou excluir vendedores, definir os parâmetros de uma operação, gerenciar os aspectos financeiros e ainda ter uma visão dos indicadores de vendas e anúncios.

Por outro lado, os vendedores podem gerir a loja dentro do marketplace, controlar o estoque, acessar as vendas, definir as formas de entrega, ter acesso aos indicadores individuais de venda e desempenho.

Quais são os benefícios de utilizar o seller center?

Os benefícios de utilizar o seller center vão além da gestão centralizada das demandas dos administradores e vendedores, entre eles estão:

  • Ampliação dos lucros: a gestão do seller center proporciona a atração de mais vendedores, ampliando assim, a quantidade de vendas. Por meio de bons resultados e a redução dos custos, o marketplace obtém um bom lucro líquido;
  • Administração financeira: alguns sellers center possuem funções bem semelhantes às de um ERP, como a gestão de finanças, o que é bem útil para o negócio;
  • Otimização das rotinas gerenciais: o seller center é responsável por auxiliar os gestores do marketplace para serem mais assertivos na hora de gerir uma rotina produtiva com a otimização de resultados.

Assista também ao vídeo com conteúdo complementar, onde nossos especialistas comentam sobre o tema e destacam as vantagens de utilizar um Seller Center.

Quais são os principais sellers centers do mercado?

Por ser um recurso relativamente novo no Brasil, o seller center é uma solução que foi apresentada para o varejo nos últimos anos, e por isso muitas pessoas ainda desconhecem suas funcionalidades.

Por esse motivo, fizemos um comparativo entre os principais sellers centers do mercado para que você possa analisá-los com cautela antes de optar por um deles. Vamos lá?

1. Hubsell

A Hubsell foi criada no ano de 2014 e sua principal finalidade é a conexão dos lojistas às plataformas de e-commerce e marketplace. Ela é integrada a diversas plataformas e ERPs, como: VTEX, Loja integrada e TOTVS, e mais de 50 marketplaces.

É uma plataforma completa que conta com uma extensa carteira de clientes, dentre eles: O Boticário, Cacau Show, Havaianas e Fast Shop. Além de possuir um amplo sistema de vendas online, com os gateways integrados.

Possui uma equipe especializada em e-commerce, UX, tecnologia e operações integradas que oferecem gerenciamento de dados, produtos e automatização de atividades nos marketplaces com foco total no desempenho técnico e na segurança dos processos.

Alguns dos seus diferenciais são:

  • Possui plataforma de e-commerce própria;
  • É uma ferramenta intuitiva e completa;
  • Dispõe do ambiente de seller e dashboard separadamente;
  • Disponibiliza treinamento aos usuários;
  • Oferece suporte técnico.

Além dos diferenciais destacados, a Hubsell têm a Aliansce Sonae, maior administradora de shoppings da América Latina, como principal investidora, com o objetivo de auxiliar na integração dos canais digitais, potencializando a experiência omnichannel dos lojistas da rede.

2. Conecta lá

A Conecta Lá, surgiu no ano de 2018 com a finalidade de oferecer soluções de marketplace para empresas e vendedores.

No ano de 2020, após muito trabalho e pesquisas, ampliaram as operações oferecendo uma plataforma inteligente ao marketplace por intermédio do controle do serviço selles, para avaliação de reputação, controle de pedidos, bem como cancelamentos e status.

Por meio dessa plataforma é possível aperfeiçoar todo o processo de vendas em marketplace, gerando solução para os vendedores, com a conexão dos produtos às principais vitrines de varejo digital e com a gestão operacional para os marketplaces.

Esta plataforma atende diversos clientes como: Polishop, Droga Raia e Ortobom e conta com benefícios como:

  • Personalização de projeto de acordo com a necessidade do cliente;
  • Integração com mais de 20 plataformas entre ERPs, HUBs, Gateway de pagamentos e frete;
  • Operação sem falhas nas datas de alto impacto;
  • API pública e aberta.

Além dessas vantagens, a Conecta Lá utiliza o sistema Amazon Web Services, a AWS, para tudo e dispõe de um time de especialistas que interagem diretamente com os marketplaces.

3. Seller Portal (VTEX)

O Seller Portal é uma edição da plataforma VTEX destinada aos vendedores que desejam comercializar os seus produtos em marketplaces.

Os marketplaces que já estão hospedados na VTEX podem convidar e conectar-se aos vendedores de maneira simples, expandido o seu catálogo e base de clientes.

Por meio do portal, é possível obter todas as funcionalidades essenciais para a operação de e-commerce nas vitrines digitais, como atualização de estoque e preços, gerenciamento de produtos, gestão e faturamento de pedidos realizados pelos parceiros, oferecendo maior visibilidade e conversão de vendas.

A VTEX dispõe dos dois cenários, tanto para os lojistas que querem transformar o e-commerce em um marketplace, quanto para os que desejam se tornar sellers.

Dentre os principais diferenciais dessa plataforma, podemos destacar:

  • Criação e gerenciamento de promoções realizadas pelos marketplaces;
  • Estrutura pré estabelecida pela definição de categorias e subcategorias;
  • Repasse de faturamento sem intermediação da VTEX;
  • Compartilhamento de catálogo com o shopping virtual.

Além disso, também é possível integrar o sistema ERP na VTEX, importando ao Seller Portal as principais informações da operação de uma loja de forma automática.

→ Conte com uma agência VTEX para implementar essa solução no seu e-commerce.

4. Seller Central (Amazon)

O Seller Central, ou central do vendedor, é uma plataforma ofertada aos empreendedores que vendem produtos no marketplace da Amazon. É um recurso que reúne diversas funcionalidades inteligentes que auxiliam na gestão da loja virtual.

Por meio do apoio do Amazon Seller Central, o vendedor conta com serviços que ajudam nas atividades como cadastros, ofertas e inventários.

Além disso, a plataforma permite que o vendedor controle diversas funções sobre os negócios feitos na Amazon, facilitando o gerenciamento e os resultados das vendas.

As principais finalidades do Seller Central são:

  • Análise das vendas;
  • Busca de produtos e controle de catálogo;
  • Gerenciamento de ofertas e inventário;
  • Edição de fotos profissionais de produtos;
  • Acesso rápido a caixa de mensagens.

A Amazon é uma das maiores referências de vendas em e-commerce dentro e fora do país. Sendo assim, o Seller Central é bem visado pelos usuários.

5. Sellerfy

Integrado com as principais plataformas do mercado, o Sellerfy oferece a solução para o e-commerce, nas vendas para os consumidores finais por intermédio de revendedores, de maneira prática, ágil e segura.

O Sellerfy é totalmente digital e oferece protagonismo ao revendedor, no qual ele pode escolher de que forma irá realizar a venda.

E caso ele não consiga encaminhar a venda, o sistema direciona o pedido automaticamente para outros profissionais próximos ao consumidor. Desta maneira, a venda é agilizada e a satisfação do cliente aumenta, gerando fidelidade.

Dentre as principais vantagens desta plataforma, destacam-se:

  • Atendimento ao cliente sem dificuldade;
  • Nenhum conflito de venda;
  • Padronização de preços;
  • Maior contato com revendedores.

O ponto forte do Sellerfy é que ele já vem conectado com as principais plataformas de venda online do mercado. Além disso, gestores e franqueados podem personalizar o projeto da maneira que desejam.

6. Omnik

A Omnik é uma plataforma digital que desde 2019 atua com a conexão dos e-commerces de maneira prática e simplificada, oferecendo autonomia com integrações flexíveis e ambiente operacional de fácil controle.

No ano de 2020, foi adquirida pelo Grupo FCamara, e juntos desenvolveram um Seller Center que realiza a gestão de toda a operação marketplace, com inúmeras integrações e automações, para e-commerce, indústrias, lojas físicas e negócios de pequeno, médio e grande porte.

Conta com uma carteira grande de clientes, dentre eles: Marisa, Shopping Eldorado e Gimba e é integrada com diversas plataformas.

Os principais benefícios deste Seller Center são:

  • Atendimento a diversos segmentos como bancos, shoppings, indústrias, varejos e serviços;
  • Integração nativa com as principais plataformas de e-commerce do mercado, além de hubs e integradoras;
  • 100% White Label;
  • Todas as funcionalidades diretamente nas APIs;
  • Estrutura para que os sellers se conectem diretamente ao marketplace.

Independentemente do tamanho do negócio, a Omnik dispõe de solução customizável e uma gestão simplificada que possibilita o crescimento das vendas e parcerias.

Para saber mais sobre soluções para o seu e-commerce, continue de olho nos próximos conteúdos, e caso tenha ficado com dúvida estamos à disposição!

Formado em Publicidade e Propaganda, possuo experiência em diversas áreas da comunicação. Na Wave atuo como Analista de E-commerce com foco na estruturação de sites e na experiência do cliente.

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